Palpitando, Sabático

14 melhores momentos de 2014

Finalmente chegou o momento de fazer o balanço e a retrospectiva do ano mais louco e mais intenso da minha vida. Foi o ano em que eu pedi demissão do meu trabalho logo em janeiro para embarcar numa viagem apenas com passagens de ida. Visitei 6 países, 3 deles pela primeira vez, vivi uma Copa do Mundo em meu país, e aprendi mais do que nunca sobre o mundo e sobre mim mesma.

O ano teve 2014 (ou mais) momentos maravilhosos e inesquecíveis, mas eu consegui a impossível tarefa de reservar 14 para dividir com vocês.

1- Embarcar para a Cidade do México

Calendário Azteca

Calendário Azteca

Esta foi a primeira grande emoção do ano, e talvez a mais intensa. Foi a maior loucura que eu já fiz na minha vida. Depois de pedir demissão do meu trabalho dos últimos sete anos e meio, entro num avião apenas com passagem de ida e sem planos muito claros para uma aventura.

Estar aqui hoje viva, bem e feliz confirma que foi uma decisão super acertada. Mas no momento, uma mistura de medo, insegurança, ansiedade, empolgação, felicidade tomou conta de mim. A caminhada dentro da sala de embarque até meu portão para entrar no avião pareceu muito mais longo do que o normal.

 

2- Visitar as ruínas de Teotihuacan

 

Pirâmide da Lua vista do topo da Pirâmide do Sol

Pirâmide da Lua vista do topo da Pirâmide do Sol

Eu poderia fazer uma lista de 2014 melhores coisas só do Mexico. O país inteiro é cheio de história, cultura, comida deliciosa e ruínas arqueológica em todas as regiões.

Escolher sempre envolve deixar algo de fora. Eu visitei muitas pirâmides no Mexico, todas com seu charme especial. Mas eu escolhi destacar as de Teotihuacan porque, na minha opinião, são as que proporcionam a melhor experiência para o viajante. Desde o fato de que é possível subir as pirâmides, que estão tao próximas da maior cidade das Americas, até os detalhes que se podem ver.

É onde estão as famosas pirâmides do Sol e da Lua, além da menos famosa Pirâmide da Serpente Emplumada, e o Palácio de Quetzalpapálotl. Todas elas a apenas 50 km da Cidade do México, possibilitando um passeio de um dia.

Ler: Pirâmides de Teotihuacan: como visitar por conta própria

 

3- Mergulhar em Cozumel

Barreira de Corais de Cozumel

Barreira de Corais de Cozumel

Mergulhar em Cozumel foi a realização de um sonho. Não a toa foi onde eu escolhi passar mais tempo enquanto estive no Mexico. Os recifes de coral parecem uma obra de arte, localizada numa ilha cheia de outros encantos.

 

4- Mergulhar em um Cenote em Tulum

Vista do fundo do cenote (caverna inundada)

Vista do fundo do cenote (caverna inundada)

Antes de ir ao México eu não sabia direito o que era um cenote, e muito menos que era possível mergulhar em um. São cavernas cheias de água características da península de Yucatan.

Senti muito medo, antes e durante os mergulhos. Mas ver a luz entrando pela água nas cavernas desde o fundo dela, não é uma paisagem que se ve todos os dias. Merece com certeza destaque como um dos momentos mais incríveis da viagem.

Ler: Mergulhar em um cenote em Tulum

 

5- Ver a Chuva de Estrelas em Holbox

SAMSUNG CAMERA PICTURES

 

O caribe mexicano parece não ter limites quando é para ganhar nosso coração. No meio da viagem ouvi falar de uma ilha bem próxima a Cancun, contudo bem mais tranquila. Fotos de pessoas sentadas em bancos de areia no meio do mar despertaram minha curiosidade para conhecer essa belezura.

A ilha inteira me encantou com seus por do sol no mar, seus mangues, suas ruas de areia. E como se não bastasse, em uma das noites houve uma chuva de estrelas, que eu assisti deitada na areia da praia cercada de pessoas divertidas que conheci durante os dias que fiquei por lá.

Ler: Ilha Holbox: o segredo bem escondido no México

 

6- Conhecer a Vila Zapatista Oventic

 

 

A única foto que me restou de Oventic (viva o facebook!)

A única foto que me restou de Oventic (viva o facebook!)

Chiapas foi mais um dos lugares que entrou no roteiro na metade da viagem. Foi o lugar escolhido para eu passar meu aniversário, e onde visitei pirâmides em meio a floresta, conheci um canion de 1 km de profundidade de onde os indígenas se jogavam por não se curvar a colonização espanhola.

Mas algo me chamou atenção ali. O artesanato sempre fazia referencia aos zapatistas, e em algumas lojas era possível comprar parte da arte específica dessas comunidades. E em vários cartões postais eu via fotos de escolas e prédios públicos decorados.

Por fim, depois de uma negociação estranha e aleatória, recebi a autorização para visitar Oventic, uma das vilas independentes de Chiapas, controladas pelos zapatistas. Eles não contam nada sobre o cotidiano durante a visita, e eu fui orientada a não perguntar. Mas a expressividade e as lindas mensagens contidas nas pinturas de todas as casas e prédios públicos falam por si só e valem a visita.

Infelizmente perdi todas as fotos que tirei, pois alguns dias depois roubaram minha câmera e eu não havia feito backup ainda.

 

 

7- Viver a Copa do Mundo no Brasil

Brasil x Chile na Fan Fest de Copacabana

Brasil x Chile na Fan Fest de Copacabana

O plano inicial era passar todo o ano de 2014 viajando pela América do Norte. Mas sempre que eu dizia ser brasileira todos me perguntavam assustados porque eu não viria passar a Copa do Mundo aqui, se era onde todos gostariam de estar

No fim eles estavam certos, e a Copa no Brasil foi um evento super divertido. A visita de tantos estrangeiros, dos vizinhos latinoamericanos, o clima de festa permanente nas ruas, os resultados imprevisíveis.

Mesmo com o mau final da seleção brasileira eu agradeço a todos que me convenceram a vir!

8- Conhecer Colônia do Sacramento no Uruguai

Colônia do Sacramento

Colônia do Sacramento

 

Colônia do Sacramento era daqueles lugares que eu sempre ouvia falar e morria de vontade de conhecer. Quando comecei a segunda fase da minha viagem por Buenos Aires, não resisti, e desviei rapidamente para o Uruguai. (Viu como é bom viajar com planos flexíveis??)

Adorei minha primeira visita ao país, achei muito simpático, especialmente a cidade de Colônia do Sacramento. É um charme, e deixa claras as suas diversas influencias européias. Portugueses, Espanhóis, Franceses disputaram o domínio da cidade que fica na foz do Rio da Prata, importante ponto para o comércio de metais preciosos na época colonial.

Ler: Colônia do Sacramento: a simpatia uruguaia em forma de cidade

 

9- Andar de bicicleta entre as vinícolas de Mendoza

Visita às vinícolas de Mendoza em bicicleta

Visita às vinícolas de Mendoza em bicicleta

 

Enquanto eu estava procurando trabalhos voluntários para fazer ao longo da minha viagem, me chamou muita atenção um aluguel de bicicletas entre as vinícolas de Mendoza. O trabalho acabou não dando certo, mas a vontade de conhecer o lugar não.

Chegando lá, programei esse passeio para o primeiro dia. Fui até o local e passei um dia inteiro pedalando entre uma degustação e outra, empanadas recém saídas do forno com a paisagem da Cordilheira dos Andes ao fundo.

Ler: Como visitar as vinícolas de Mendoza sem gastar muito

7 motivos para conhecer Mendoza

 

 

10- Encontrar minha irmã no Chile

Minha irmã e eu no Parque Nacional Saltos del Petrohue em Puerto Varas

Minha irmã e eu no Parque Nacional Saltos del Petrohue em Puerto Varas

A pior parte de ficar o ano todo viajando é ficar longe das nossas pessoas queridas. A melhor parte da viagem é quando encontramos com eles no caminho. Minha irmã tirou férias e foi me encontrar no Chile para viajar comigo por alguns dias.

Visitamos a linda região dos vulcões ao sul do Chile, conhecemos parques nacionais, fizemos amigos, provamos vinhos.

Foi uma das melhores semanas da viagem!

 

11- Conhecer a neve e esquiar pela primeira vez em Bariloche

Esquiando no Cerro Catedral em Bariloche

Esquiando no Cerro Catedral em Bariloche

Eu sempre quis conhecer Bariloche! Uma brincadeira da minha mãe de quando eu era criança deixou essa cidade marcada na minha mente, uma curiosidade. Escolhi ir para Bariloche para estar por um mes, julgando ser tempo suficiente para conhecer e aproveitar tudo que há na cidade. No fim acabei ficando quase tres semanas a mais.

Foi um lugar cheio de primeiras vezes. Um inverno prolongado fez nevar algumas vezes na primavera, e eu saí para a rua como uma criança para curtir a minha primeira vez.

Também estreei no esqui, e peguei gosto pela atividade. Vou me programar para viajar para o frio com mais frequencia!

Ler: A magia da primeira vez

7 dicas para esquiar pela primeira vez em Bariloche

12- Conhecer um Oásis e fazer esqui na areia

Passeio de Buggy nas dunas do Oásis de Huacachina no Peru

Passeio de Buggy nas dunas do Oásis de Huacachina no Peru

 

Minha primeira parada no Peru foi Lima, e o objetivo era chegar até Cusco. Nas minhas pesquisas sobre possíveis paradas no caminho entre uma cidade e outra me deparei com este oásis no meio do deserto em Ica.

É uma lagoa com algumas casas ao redor. Praticamente todas são pequenas pousadas e restaurantes para os turistas que vão conhecer as dunas.

O passeio mais popular é o esqui na areia. Você sai em um buggy “com emoção”, e do topo de algumas dunas você desce em uma prancha.

É muito radical! A velocidade atingida pela pranchinha chega a dar medo, e as dunas são bem altas. Apenas os mais experientes se arriscam descendo em pé.

Ler: Huacachina: O Oásis da Aventura

 

13- Chegar a Cusco novamente

Arquitetura mestiça em Cusco

Arquitetura mestiça em Cusco

Dizem que não devemos voltar ao lugar onde fomos felizes. Cusco foi um dos lugares mais marcantes que já conheci, e estava entre os meus destinos preferidos. O problema de voltar é que a emoção da primeira não é mais a mesma, e a cidade pode acabar decepcionando na segunda visita.

Cusco não me decepcionou. Ao contrário, me mostrou uma série de lugares novos, novos pontos de vista, e me enfeitiçou! Tanto que decidi ficar por um tempo, e tenho vários projetos para a minha estadia na cidade.

 

Ler: Nova fase da minha aventura: um ano em Cusco

 

14- Vir de surpresa passar o natal com a família

 

Eu e meus irmãos

Eu e meus irmãos

E quando eu achei que 2014 já tinha acabado e que todas as emoções já estavam distribuídas ao longo dos meses, eis que vem a última semana do ano para mostrar que ainda havia muita coisa reservada.

Tive a grande idéia de vir de surpresa passar o natal com minha família. E foi uma semana de intensa programação familiar, e encontros com amigas muito queridas.

E na véspera do ano novo, perco meu voo de voltar para Cusco e acabo ficando para passar o mes de janeiro em Brasília. Eu planejei uma surpresa para a família, e a vida aplicou uma surpresa em mim!

 

Foi um ano cheio de novidades, sentimentos intensos e contraditórios. Muito conteúdo que eu ainda tenho para dividir com vocês. Viva 2014! E que 2015 seja ainda melhor!!!

 

Leia Mais:

Três coisas que eu aprendi pedindo demissão para viajar

Viajar é se auto-superar!

Sobre viajar sozinha

 

 

Padrão

Um comentário em “14 melhores momentos de 2014

  1. Pingback: 14 melhores momentos de 2014 - Agregador De Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *