7 dicas para esquiar pela primeira vez em Bariloche

Se você está planejando sua viagem para Bariloche com a intenção de esquiar pela primeira vez deve estar cheio de perguntas.

O Cerro Catedral é a maior estação de esqui na América do Sul, e onde a probabilidade de encontrar neve para esquiar é maior. Ela só fecha em dias de muito vento. E como tem máquina de neve, ainda quando o tempo não ajuda, algumas pistas estarão abertas.

Há em Bariloche algumas estações menores que, dependendo da quantidade de neve, podem nem chegar a abrir em algum inverno, ou abrir por um tempo bem menor.

 

Como Chegar?

É possível chegar com um ônibus urbano a partir do centro de Bariloche. O onibus não tem número, apenas a indicação "Cerro Catedral". Sai a cada hora e é a maneira mais barata de chegar até lá.

Também se pode chegar de taxi ou com vans de agencias de viagem.

 

Quanto custa?

Há o passe de um dia e o passe de meio dia. A diferença de preço entre eles é pequena. Ou seja, vale a pena chegar cedo e aproveitar o dia inteiro por um pouquinho mais no valor. Também se consegue melhor preço comprando pacotes para vários dias.

As tarifas estão divididas entre baixa, média e alta temporada dependendo da semana da sua viagem. A inflação na Argentina é muito alta e os preços sobem muito de uma temporada para outra. Confira no site os preços atualizados para o ano.

 

Aulas para Crianças

Aulas para Crianças

Preciso pegar aulas?

Se você nunca esquiou, talvez seja uma boa idéia pagar por uma aula para ter ao menos uma idéia básica de como controlar os esquis ou o snowboard. Há aulas privadas e em grupo.

Eu nunca tinha esquiado e como estava sozinha achei melhor pegar umas aulas. Se eu não tivesse feito isso, acho que eu nem saberia o que fazer, por onde começar e, o mais importante, como freiar. Mesmo com as aulas eu custei a pegar o jeito para freiar.

Conversei com algumas pessoas que foram pela primeira vez sem aula e se viraram bem. Um menino que eu conheci no meu hostel disse que ficou próximo aos professores e conseguiu escutar algumas instruções. Você pode decidir como achar melhor.

 

Onde posso contratar as aulas?

Na base do Cerro Catedral é possível encontrar várias escolas de ski e snowboard. Chegue cedo, faça uma boa pesquisa pois há bastante variação de preço entre todas. Vale também perguntar se no seu hostel não tem nenhum instrutor de ski hospedado. Alguns estão de passeio e podem oferecer umas horas de aula por um preço mais acessível.

 

"Eu pergunto com que roupa, com que roupa eu vou..."

A roupa para ir esquiar precisa ser bem abrigada e impermeável, inclusive a luva. Se você cair, se começar a chover ou nevar, e a sua roupa não for impermeável, você vai congelar. Se já tem aquelas jaquetas de frio de duas camadas, pode alugar só a calça. Já economiza um pouco.

Me empurraram o capacete e o óculos dizendo que era muito perigoso subir sem capacete porque se alguém chocar em você pode se machucar. Mas na boa, se você é iniciante e vai ficar nas pistas de iniciantes, vão acontecer vários "atropelamentos", mas todos em baixa velocidade e nenhum com risco de machucados graves. Se quiser, pode economizar neste item. Leve seus óculos escuros e uma touca de lã e já será suficiente.

Por baixo do traje é bom colocar uma roupa térmica que permita a transpiração.

 

Eu e minha roupa de esqui alugada

Eu e minha roupa de esqui alugada

Vale a pena alugar as roupas no centro?

O aluguel de roupas no centro é mais barato do que no pé do Cerro Catedral. Mas a diferença não é tão grande assim.

Eu acho que alugar as roupas no centro é mais prático, porque você já vai vestido e não precisa alugar locker para deixar a sua roupa. Se fizer isso, vá apenas com carteira e câmera fotográfica no bolso, assim você não precisa carregar nenhuma bolsa.

Se for fazer esqui, o seu tênis pode ficar no lugar onde alugar o equipamento. Se for fazer snowboard, já pode subir com a bota também. Para o esqui usa-se uma bota específica que prende aos esquis. É muito desconfortável andar com ela na rua, impossível. Já com a bota que "encaixa" no snowboard é possível caminhar.

 

E o equipamento, alugo no centro ou na montanha?

O equipamento de snowboard é só uma prancha. O de esqui são dois esquis e os bastões. É meio incômodo subir carregando. Mas no ônibus você vai ver gente levando o equipamento, principalmente de snowboard.

Eu alugaria o equipamento na montanha. Mas a decisão é sua considerando economia e conforto.

 

Para mais informações sobre o Cerro Catedral em Bariloche, visite o site deles.

Vila do Cerro Catedral

Vila do Cerro Catedral

3 comentários

Deixe uma resposta