Palpitando

Sobre viajar sozinha

 

As perguntas que eu mais tive que responder na minha última viagem foi: Sozinha? Porque você veio sozinha? Você só gosta de viajar sozinha?

Viajar desacompanhando é um hábito contemporâneo, inclusive dizem que as mulheres viajam mais sozinhas do que os homens. Mas porque as pessoas decidem viajar sozinhas? É melhor viajar sozinho ou não houve alternativa?

As respostas para esta pergunta são muitas, basta ler os relatos dos milhares de viajantes solitários que publicam suas experiências nos fóruns e blogs de internet para ter uma idéia. E talvez as respostas mais frequentes sejam: “queria me conhecer melhor”; e “não achei companhia e decidi viajar mesmo assim”.

Começa assim: você decide fazer uma viagem sozinha naquele momento “reflexão” na sua vida, coisas a resolver consigo mesmo, adora a experiência. Percebe que conheceu muita gente legal, que não precisou esperar ninguém ficar pronto para sair, que pode dormir até mais tarde no dia que quiser, e que não teve que negociar para fazer nada. Aí sente que viajar sozinha tem uma série de vantagens.

No seu próximo plano de viagem, já não espera nenhum amigo comprar a idéia para que você decida finalmente comprar a passagem.

Realmente tem muitas vantagens em viajar sozinho e não é tão perigoso quanto algumas pessoas pensam. Você vai estar exposto a adversidades e vai ter que tomar cuidado sempre que viajar, independente de estar sozinho, e sempre vai ter pessoas de apoio e referência, principalmente no hotel em que você estiver hospedado.

Já li num fórum a opinião de várias pessoas que têm a opção de viajar sozinho quase como um princípio, que preferem sempre viajar sozinhos. Eu entendo e respeito esta opinião. Uma viagem é sempre um esforço financeiro grande, e nem sempre é bom ter que dividir entre o que me agrada e o que agrada meus companheiros de viagem.

Contudo, acho que também existe muitas vantagens em viajar com amigos, mesmo que a experiência seja diferente. Quando você viaja em grupo, boa parte da expectativa da viagem é a companhia das pessoas e os momentos que passarão juntos – algumas vezes até mais do que a vontade de conhecer determinados pontos turísticos do local.

Ou seja, viajar para cada um tem um significado pessoal, e cada pessoa tem suas expectativas e se protege das frustrações em viagens da sua maneira. O importante é aproveitar, conhecer o lugar, absorver a diferença de clima, de ambiente, de hábitos culturais, com a companhia de amigos ou na companhia do seu próprio “eu”.

Realmente pode valer a pena não cancelar uma viagem que se quer fazer porque ninguém topou. Você pode ter uma experência bacana da qual vai sempre se lembrar .

Padrão

5 comentários em “Sobre viajar sozinha

  1. Adoreiiiiiiii!!!!! Com certeza tem suas vantagens! Mas ainda não as conheço, quero ter essa experiência na minha lista de atividades da vida adulta, resolver meus problemas sozinha, conversar com a pessoa do meu lado, conhecer novas ideias e sem dúvida conhecer a mim mesma. Aceitar-me!

  2. Fala, Ana. Como não consegui outro meio de te responder (além da resposta no seu comentário no ComendoEstrada.com), vou mandar por aqui, também.

    Vamos as respostas:
    1) sobre a flutuação: sim, não paguei nada preenchendo antecipadamente a declaração no ICMBio.

    2) sobre a estrutura dos PIC: a estrutura “gratuita” que está disponível por lá envolve guarda-sol, mesa e cadeira, mas por lá mesmo. Se quiser levar pra areia (no caso do PIC do Sueste), você tem que alugar, só não sei por quanto.

    Qualquer coisa, mandaí.

    Abrax!

    Alexandre (Cabeça)

  3. Pingback: Sobre viajar sozinha | Mulher X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *