Qual é a melhor época para visitar Cusco e Machu Picchu

Dizer a MELHOR época para visitar Cusco pode ser um tanto taxativo quando se trata de uma cidade e uma ruína que estão entre os melhores destinos turísticos da América do Sul. O que eu quero dizer é que Cusco e Machu Picchu são lindas o ano inteiro e a cada estação tem seus mistérios e seus encantos.

Eu já fui na alta e na baixa temporada, no meio e no fim do ano, e sempre achei lindo.

Ao invés de responder a esta pergunta com uma única resposta, vou dar todas as informações para você planejar a sua viagem e você escolhe a que parece melhor para você. Pode ser? Então veja a seguir.

Praça de Armas de Cusco

Praça de Armas de Cusco

Novembro a Março

É a estação chuvosa. Mesmo sendo verão no hemisfério sul, as chuvas constantes podem baixar as temperaturas. Por este motivo é considerada a baixa temporada.

Foi justamente neste período que eu morei na cidade e, mesmo chovendo todos os dias, não chovia o dia inteiro. Ou seja, era possível caminhar e explorar o local.

Indo nesta estação leve uma capa de chuva prática, ou casaco impermeável, e sapatos impermeáveis. Assim pode se proteger se a chuva alcançar você na metade de um passeio.

Como a cidade está relativamente vazia, é mais fácil encontrar promoções no preço dos hotéis e restaurantes.

A Trilha Inca fecha para manutenção em fevereiro. As trilhas alternativas continuam funcionando.

Machu Picchu está bem vazia e a neblina, ao invés de atrapalhar, cria um ar de mistério para as ruínas.

O Reveillon em Cusco é um evento famoso e grande.

 

Março a Maio

É a meia temporada. Já não chove tanto, e ainda não é a época em que a cidade fica mais cheia.

Os preços ainda não são os mais altos. Pode ser considerada uma boa época para visitar.

 

Junho a Agosto

Inti_Raymi2 (2)

Mulher com roupas a caráter leva oferenda para o Deus Sol, no Inti Raymi (wikipedia.org)

É a alta temporada. Os preços estarão mais altos e as atrações mais cheias de gente.

Ao mesmo tempo é a estação seca. Os dias são sempre ensolarados, e frios. A noite é bem fria, principalmente se você não está acostumado.

No dia 24 de junho, no solstício de inverno, é realizado o Inti Raimi. É uma encenação do festival em homenagem ao Deus Sol. É uma boa época para a visita porque a cidade terá mais eventos.

Em Machu Picchu o dia estará aberto e não fará frio (as ruínas ficam em altitude bem menor que a de Cusco). Estará bem cheio, e sua visita vai ser compartilhada com pelo menos outras 3 mil pessoas.

A Trilha Inca estará mais movimentada. Se quiser fazê-la neste período, reserve com até seis meses de antecedência.

 

Setembro e Outubro

Outro período de média estação. Clima intermediário entre a chuva e a seca, preços médios e cidade com movimento normal.

Como você pode ver, todas as estações tem as suas vantagens e desvantagens. Dito isto, espero poder ajudar a planejar a sua viagem para este lugar fantástico. Não esqueça de conferir a previsão do tempo antes de arrumar as malas.

Veja mais dicas para a sua viagem em nosso menu "Peru".

20 comentários

  1. Danda 13 janeiro, 2016 at 22:26 Responder

    Oi, Ana. Você sabe se há sites confiáveis para se pagar com antecedência e reservar os passeios tanto a Machu Picchu como o boleto turístico para os museus de Cusco?

    • Ana Beatriz 14 janeiro, 2016 at 08:33 Responder

      Oi Danda! Algumas agências peruanas têm sites onde se pode comprar quase todos os passeios com antecedência. Minha dica é que você deixe para reservar tudo ao chegar lá, porque as agências online são bem mais caras.

      A passagem de trem e a entrada a Machu Picchu você pode comprar nos sites oficiais, mas também é bem chatinho comprar pela internet em sites peruanos, por conta do sistema verified by visa. Sinceramente, eu acho melhor deixar para reservar lá!

      Abraço! boa viagem!

  2. Rodrigo 1 julho, 2016 at 16:36 Responder

    Olá Ana,

    Tenho o mês de Novembro para a visita a esta região, realmente chove todos os dias e não faz sol?

    Obrigado

    • Ana Beatriz 10 julho, 2016 at 12:34 Responder

      Oi Rodrigo, novembro é bem chuvoso sim. Pode haver dias que vai chover quase o dia inteiro, pode ter dias que estarão só nublados e outros dias de um pouquinho de sol. Mas, te conto que Machu Picchu também tem sua graça quando está nublado, fica um clima meio misterioso! Mas se quer sol, melhor ir no meio do ano!

      Abraço! Boa viagem!

  3. Juvenal - Viagens Machu Picchu 8 julho, 2016 at 18:06 Responder

    Olá Ana!
    Primeiramente parabenizo pelo trabalho que fiz em ajudar aos brasileiros que desejem conhecer Machu Picchu, quem escreve é um amante da cultura brasileira e graças a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um bom tempo, agora voltei ao Peru – Cusco para mostrar a todos os brasileiros que desejem conhecer a terra dos incas.
    Se alguém deseja algumas dicas e recomendações pra a sua viagem, sera tudo um prazer ajuda-los em realizar o sonho de conhecer Machu Picchu Cusco, Lima, Lago titicaca, Arequipa, Nazca, Paracas, Puno, Trujillo e outros destinos que ainda não foram explorados pelo brasileiros.
    Gostaria de compartilhar as nossas dicas obrigado

    • Ana Beatriz 12 julho, 2016 at 19:31 Responder

      Oi Renata! Agosto ainda é alta temporada, e vai estar bem cheio. Mas não se prenda por isso, Machu Picchu é muito bacana de qualquer jeito. Você só precisar zerar a sua expectativa e abrir a cabeça para se surpreender.
      Abraço, boa viagem!

  4. Thais 12 julho, 2016 at 17:42 Responder

    Rodrigo, estou com viagem programada para a segudan semana de janeiro será que pegaremos muita chuva? Melhor não arriscar? Conehce alguém que foi nessa época?
    Obrigada.

    • Ana Beatriz 12 julho, 2016 at 19:33 Responder

      Oi Thais, eu morei em Cusco alguns meses, incluindo janeiro, a temporada de chuvas. Sim, pode chover todos os dias, mas não costumam ser temporais que te impeçam de visitar os lugares. Acho que não tem problemas, se é a única data que você tem para ir, não deixe de conhecer.

      Abraço, boa viagem!

  5. Priscilla 1 agosto, 2016 at 16:20 Responder

    Olá!
    Estou planejando viajar para Cusco e Machu Picchu na segunda quinzena de setembro/2016. Vi em um post de um site que não lembro que Machu Picchu não fica bonita nesse período porque o verde fica marrom por causa da falta de chuva. É verdade? Devo adiar para outubro ou novembro quando começam as primeiras chuvas?
    Obrigada!!

    • Ana Beatriz 22 setembro, 2016 at 22:53 Responder

      Oi Priscilla! Machu Picchu não tem como ficar “não-bonita”. Sempre é bacana. Pode ser que o verde não esteja tão verde como em outros momentos, mas… aí é a decisão sua!

      Beijo!

  6. Maite 20 setembro, 2016 at 14:54 Responder

    Oi Ana,
    Pretendo viajar para Cusco/Machu Picchu, porém só tenho a ultima semana de Dezembro para a visitar a região.
    As chuvas nessa época chegam a ser algo que atrapalham os passeios?
    Sobre a neblina, assisti alguns videos na internet no qual não dava pra enxergar quase nada de Machu Picchu :(. Essa neblina “densa” é comum nessa época do ano?
    Bjs

    • Ana Beatriz 22 setembro, 2016 at 22:35 Responder

      Oi Maite! Sim, alguns dias pode chover o dia inteiro. Sobre a neblina, quando eu visitei nesta época, a neblina era de manhã bem cedinho, e na verdade eu achei um charme, deixou um clima de mistério na cidade, fora um momento em que bateu um vento e descortinou a cidade, foi super emocionante.

      Assim, se quiser garantir sol, melhor ir em outra época, mas se só tem dezembro, eu não deixaria de ir por causa disso!

      Beijo! Boa viagem!

  7. Maurício Silveira 22 novembro, 2016 at 13:40 Responder

    Boa tarde, vou para Cusco dia 04/01 e volto dia 09/01 e pretendo reservar todos os passeios la mesmo, assim que chegar. Será que corro risco de não conseguir visitar Machu Pichu? Ouvi dizer que os ingressos são limitados e tenho que comprar com antecedência. Corro esse risco mesmo indo na baixa temporada?

    • Ana Beatriz 12 janeiro, 2017 at 09:22 Responder

      Oi Maurício! Indo em Janeiro não! Pode ir tranquilo! Já quem viaja em julho e agosto, melhor é reservar tudo antes.

      Abraço!

      Ana.

  8. Ademir 17 janeiro, 2017 at 22:39 Responder

    Olá boa noite boa tarde ou bom dia Ana Beatriz, cara eu estou estudando conhecer essa cidade em Novembro e apesar de ser uma época de chuva e eu acho de baixa temperada como tenho visto no seu blog me diz só uma coisa porque chuvas não vai ser problemas porquê vou acompanhado dá minha esposa , mais essas chuvas são pesadas não vou conseguir visitar os lugares tem enchentes me conta mais um pouco sobre o mês de Novembro e obrigado.

    • Ana Beatriz 4 fevereiro, 2017 at 19:23 Responder

      Oi Ademir! Não chegam a ser chuvas assim de desastres não, enchente, etc. São chuvas de verão. Às vezes chove o dia inteiro, as vezes chove parte do dia. Mas dá para conhecer sim, principalmente se você tiver tempo, que geralmente é o caso de quem vem para estudar.

      Abraço! Boa viagem!

  9. TÂnia 30 janeiro, 2017 at 14:31 Responder

    Olá Ana, pretendíamos ir ao deserto de Atacama e Machu Pichu na segunda quinzena de julho, mas depois de ler seu post, estamos pensando em mudar e ir na segunda quinzena de maio, sairemos de SC, de carro. Que você acha, já pegaremos a alta temporada? menos gente, mais sossegado e melhores preços?

    • Ana Beatriz 4 fevereiro, 2017 at 18:10 Responder

      Ah sim, em maio ou princípios de junho vai ser mais tranquilo do que julho e agosto! Menos gente e mais barato.

      Sobre Machu Picchu, continua valendo a dica de chegar cedo, nesta época do ano até dá para ver o sol nascer de lá!

      Beijo! Boa viagem!

Deixe uma resposta