Pirâmides de Teotihuacan: como visitar por conta própria

Você já sabia que os povos pré-colombianos do México construíam pirâmides tão impressionantes como as do Egito, certo? Sabia também que a pouco quilômetros da capital está o sítio arqueológico mais visitado do país? As pirâmides do Sol e da Lua, a cidade de Teotihuacan.

As agências oferecem o passeio, mas também é muito fácil ir por conta própria. Partem ônibus a cada 15 minutos do Terminal Rodoviário para a Zona Arqueológica. Tome o metrô até a estação "Autobuses Norte". Quando eu fui a companhia que levava para Teotihuacan era a penúltima no corredor à esquerda do Terminal. Na dúvida, pergunte a alguém.

A viagem até lá dura cerca de 1h, são 50 km. O ônibus pára em frente à bilheteria. Aos domingos a entrada é grátis para mexicanos, então tende a estar mais cheio.

Na própria entrada estarão vários guias oferecendo o serviço. Pechinche, pois eles começam com um preço bem acima do que fecham ao final. Evite os primeiros, quanto mais você for avançando para dentro da Zona, as ofertas vão ficando mais atrativas. Se estiver sozinho, tente juntar-se a algum grupo que esteja procurando guia. O preço é por grupo.

Se quiser economizar muito, não contrate guia. Leia sobre a história de Teotihuacan neste site e neste antes de ir e entenderá algo.

 

Como é a Zona Arqueológica?

Maquete de Teotihuacan no Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México

Há 3 pirâmides na Zona. A pirâmide da Serpente Emplumada, que é a menos conhecida e fica na direção da bilheteria. Essa é mais escondida, mas é a mais bem trabalhada, vale a pena a visita.

Pirâmide da Serpente Emplumada. Acima em Teotihuacan. Abaixo na reprodução do Museu de Arqueologia da Cidade do México.

Pirâmide da Serpente Emplumada. Acima em Teotihuacan. Abaixo na reprodução do Museu Nacional de Antropologia.

 

A próxima e a maior é a pirâmide do Sol. A escalada a ela vale muito a pena. Uma das melhores coisas a fazer em Teotihuacan é relaxar vendo a vista lá de cima.

Pirâmide do Sol

Pirâmide do Sol

Topo da Pirâmide do Sol

Topo da Pirâmide do Sol

E depois de caminhar por toda a Avenida de los Muertos chegará à Pirâmide da Lua. É menor, mas igualmente bacana de ser escalada. De cima dela é possível ter uma boa visão da Avenida de los Muertos e da Pirâmide do Sol.

 

Vista da Avenida de los Muertos e Pirâmide da Lua ao fundo

Vista da Avenida de los Muertos e Pirâmide da Lua ao fundo

Vista da Avenida de los Muertos do topo da Pirâmide da Lua. À esquerda, a pirâmide do Sol

Vista da Avenida de los Muertos do topo da Pirâmide da Lua. À esquerda, a pirâmide do Sol

E ao lado da última pirâmide, em direção à saída está o Palácio de Quetzalpapálotl (sim, esse nome impronunciável!). Este palácio mantém desenhos nas paredes que dão uma idéia de como era a decoração da cidade antes de entrar em ruínas.

IMG_1134-1

Colunas do Palácio

IMG_1136-1

Detalhe da decoração nas paredes do Palácio

 

Há restaurantes ou lanchonetes?

Dentro da zona arqueológica não. No máximo umas lojinhas de souvenires e um quiosque para comprar biscoitos. Ao sair é que vão estar os restaurantes. Há opções econômicas. Alguns não estão tão próximos, assim oferecem transporte do portão até o restaurante e depois de regresso.

Regresso à Cidade do México

O ônibus para voltar para a Cidade do México vai estar em frente ao portão de saída das ruínas. A passagem você pode comprar "aberta" na ida, e pegar o primeiro ônibus que vier. Informe-se sobre o último horário.

Quando eu fui, havia um policial revistando as mochilas em busca de drogas. E não foi uma revista protocolar, ele realmente olhou com detalhes todos os bolsos internos de todas as mochilas de quem entrou no ônibus.

Dá para tirar fotos legais com a turma! Foto: Taner Palácio

Dá para tirar fotos legais com a turma! Foto: Taner Palácio

Aproveite a visita! Que Teotihuacan te encante como me encantou!

 

Leia mais sobre a Cidade do México:

A Casa Azul: Museu Frida Kahlo

Museo Trotsky

11 comentários

  1. Fabiana Oliveira 8 setembro, 2015 at 17:08 Responder

    Olá Anichta!

    É esse o passeio que quero fazer na volta, quando passar pela Ciudad de Mexchico! Espero que dê tempo! Gracias por las dicas 😉

    • Ana Beatriz 8 setembro, 2015 at 17:10 Responder

      Oi Fabi! Este é o passeio que mais gostei lá! Mas olha, se der tempo, a casa da Frida Kahlo, ou o Museu de Antropologia também são muito legais! Que bom que vai ao México!!! Vai amar! A comida…. ai a comida!

  2. thais 27 junho, 2016 at 22:55 Responder

    Oi, Ana
    Vi blogueiros falando sobre mulheres não usarem shorts. Porém irei no verão, pensava em usar shorts e camiseta para subir as pirâmides, devido ao calor. É realmente perigoso?

    • Ana Beatriz 10 julho, 2016 at 12:37 Responder

      Oi Thais! Acredito que quem publicou isso foi um homem. Eles são mais medrosos que nós mulheres. Eu fui de calça porque não estava muito calor, mas acredito que não tem problema nenhum você ir de shorts. Você terá que tomar todos os cuidados que você sempre toma aqui no Brasil, tentar não usar roupa muito chamativa é sempre bom em qualquer lugar! Mas passar calor por causa disso não é necessário!

      Abraço! Boa viagem!!

  3. joyce gomes da silva 25 agosto, 2016 at 08:50 Responder

    Ana! Primeiro!!!!

    Amei o comentário anterior: “Acredito que quem publicou isso foi um homem. Eles são mais medrosos que nós mulheres.” o mundo ainda precisa mudar muito rsrsrs

    Segundo: Irei realizar um trabalho voluntário no México pela AIESEC em Janeiro/2017, ficarei um mês lá (okay, morrendo de ansiedade aqui) então estou buscando informações de lugares, e óbvio que morro se não for visitar as pirâmides de Teotihuacan hahahaha mas estou fazendo uma planilha com os valores dos passeios que desejo fazer (tentar organizar certinho minha vida financeira até lá) e não estou conseguindo encontrar um site que fale sobre isso das pirâmides. Paga para entrar? Se sim, quanto? Nas pesquisas só estou encontrando agências, e eu prefiro mil vezes fazer por conta própria rsrsrs

    • Ana Beatriz 22 setembro, 2016 at 22:48 Responder

      Oi Joyce! Paga sim, são 65 pesos mexicanos para entrar, mais 45 pesos se quiser fazer vídeos.

      Que máximo que vai fazer trabalho voluntário no México! Foi um dos pontos altos do meu ano sabático, marcou minha vida para sempre!

      Boa viagem!

  4. Paula 10 Março, 2017 at 14:11 Responder

    Vc gastou mais ou menos quantas horas nessa visitação? Tenho uma conexão de 1 dia no México e queria visitar o máximo lugares possiveis, quais vc recomenda? Ou só dá pra visitar as piramides mesmo?

    • Ana Beatriz 26 junho, 2017 at 20:24 Responder

      Oi Paula! As Piramides ficam afastadas do centro de Cidade do México, então se for lá só dá para ir lá mesmo em um dia. De repente sobra tempo para dar uma voltinha rapida no centro histórico, o que pode ser bacana também. O Zocalo e o Palácio de Belas Artes são bem bonitos para ver por fora. Abração! Boa viagem!

Deixe uma resposta