Palpitando, Sabático

Os 3 maiores motivos de celebração dos meus 30 anos!

Hoje é o meu aniversário, eu estou completando 30 anos! E esses 30 não são apenas uma contagem formal de tempo. São a conclusão de uma etapa de amadurecimento, aprendizado, que só o tempo, nada mais do que o tempo, pode trazer.

Eu sempre gostei de comemorar aniversários. São uma das poucas situações em que paramos para celebrar a vida por si só. As pequenas conquistas cotidianas, todos os momentos em que aprendemos a ser mais generosos, compreensivos, sensatos.

Tempo. Eu dedico meu aniversário ao tempo. Ao quanto ele nos dá perpectiva para olhar para tudo, e tomar decisões. Ao quanto ele permite ser dominado por nós, mas não exita nos dominar caso não tomemos as rédeas.Ao quanto ele vai tornando nossos planos realidade passo a passo, nem mais rápido nem mais lento do que o necessário.

Ao lado de cada dia dos últimos 30 anos e de suas pequenas conquistas, eu tenho pelo menos três grandes motivos para comemorar hoje!

Primeiro, eu fechei meus 20 anos em grande estilo, com um ano sabático extendido, viajando pelo Continente que mais faz bater meu coração, a América Latina.

Boa parte dessa viagem foi inspirada pela perspectiva do dia de hoje. Ao pensar que se aproximavam meus 30 anos, eu percebi que não queria chegar lá sem ter tirado um ano de folga para conhecer o mundo, pessoas e a mim mesma!

Hoje, posso dizer que eu posso ter cometido erros, tropeços. Mas não me arrependo de não ter realizado meu maior sonho.

O segundo motivo, não menos especial, é poder passar meu aniversário em casa, com minha família e meus amigos.

bolo de malas

Voltar para casa nunca foi minha parte preferida das viagens. Mas depois de ter me afastado por tanto tempo, ter perdido tantos cafés da manhã com meus pais, tantos happy-hour com meus amigos, e pratos de arroz com feijão, voltar para casa tem um sabor especial.

Não, viajar não perdeu a graça! Mas de repente, de tanto viajar,  minha casa acabou se tornando um dos meus destinos favoritos.

E por último, mas não menos importante, eu inventei uma nova viagem para me presentear pelos meus 30 anos. Pelo universo das palavras, metáforas e imaginação. Eu estou escrevendo meu primeiro livro. Da mesma forma que a viagem parecia impossível e improvável alguns meses antes de acontecer, o livro parecia um sonho distante, mas está quase pronto!

O livro fala sobre a viagem, sobre o quão difícil foi tomar coragem para largar uma vida estável, sobre as coisas que vi e vivi nesses 14 meses, e sobre o retorno para casa e para o trabalho.

Escrever se tornou um vício, uma necessidade. Compartilhar parte dessa turbulência de palavras que tem sido os meus dias é necessário. Eu não tenho o direito de guardar esta experiência só para mim.

Eu estou muito orgulhosa de ter completado 30 anos! Me sinto exatamente a mulher que eu queria ser a esta idade. Estou mais jovem que nunca, mais ousada, mais otimista, com mais energia.

Obrigada a todos que cruzaram meu caminho. Meus amigos, os leitores do blog, os amigos que conheci nas viagens.

Que venham os próximos 30!

Padrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *