O que levar na mala para o Salar de Uyuni?

Salar de Uyuni é sempre um sonho. Mas o passeio para lá não é nada fácil. São vários dias dentro de um carro com várias outras pessoas, em estradas empoeiradas, parando em locais onde não há sombra e nem lojas de conveniência.

O melhor é levar algumas bugingangas que vão fazer do passeio menos desconfortável e mais divertido.

Veja abaixo a lista de itens ideais para levar na mala para o Salar de Uyuni!

 

Casaco corta-vento

Este tinha que ser o primeiro item da lista. Lá venta muito. Imagina um deserto, sem árvores e sem construções para barrar o vento e ainda no alto da Cordilheira dos Andes. Muitas vezes nem está fazendo muito frio, mas o vento pode ser bem forte.

Vento rouba muito mais calor do corpo do que as baixas temperaturas, então você vai sofrer se não se proteger. Se for no calor, leve apenas um casaco corta vento leve. Se for no inverno, leve aqueles casacos 3 em 1, que tem o fleece por baixo e o corta vento impermeável por cima. As temperaturas baixam muito no inverno e pode até nevar.

Venta muito no deserto

Venta muito no deserto

Óculos escuros

Os óculos escuros vão ser muito necessários, e melhor ainda se você levar aqueles esportivos, que protegem também as laterais. Um cenário todo branco reflete demais a luz do sol e vai atacar seus olhos.

Os óculos também protegerão do vento, assim o seu olho ressecará bem menos.

 

Tênis confortável

Brasileiras são conhecidas por sempre estarem super arrumadas quando viajam. Sério!

Gente, o Salar de Uyuni não é lugar para você ir super bem arrumada para tirar fotos. Tipo, o dress code é roupas tecnológicas e tênis. Se quiser ir bem chique, você tem que escolher dentro dessas possibilidades.

Não vá de bota, por mais confortável que você acha que ela seja, nem de sandália. Às vezes é frio, o chão é pedregoso, e há algumas pedras que você pode querer escalar. O melhor calçado é um tênis confortável, melhor ainda aquelas botas de trilha.

 

Roupa de calor

Por baixo do casaco corta-vento, vista roupas de calor. Uma camiseta sem manga, porque dentro do carro o aquecedor está o tempo inteiro ligado, e você está dividindo o carro com várias outras pessoas. Assim, você vai querer tirar o casaco e colocá-lo novamente sempre que entrar e sair do carro.

Salar de Uyuni

Água

No passeio está incluída a água. Mas ela é apenas o acompanhamento do almoço. Na verdade você não terá os dois litros de água de deveria beber por dia. Você pode comprar as 3, ou pelo menos 2, garrafas de 2 litros de água nos mercados em Uyuni antes de embarcar.

Caso não compre, terá apenas uma oportunidade no segundo dia de comprar amenidades em um barzinho em uma vila. A maioria dos lugares de parada não tem serviço de bar ou lojas de conveniência, então é melhor estar preparado.

 

Protetor Solar

Eu levei, mas confesso que não usei no primeiro dia. Subestimei o sol porque fazia frio e eu não senti minha pele queimando. A noite, meu nariz estava bem vermelho e ardendo e toda a pele do meu rosto estava bem seca.

O protetor é importante porque o chão branco reflete muito a luz do sol e queima a pele. Além disso o protetor ajuda a hidratar a pele que se ressecará pela baixa umidade no local.

 

Hidratante Labial

Eu sei que os homens vão achar que é frescura e que não precisa. Mas vão ficar pedindo emprestado de alguém no grupo durante o passeio. Os lábios ressecam demais no deserto e podem até ferir.

Pode ser qualquer hidratante labial, uma manteiga de cacau, ou um daqueles protetores solares para lábios. Vai ajudar muito.

Protetor Solar e Hidratante Labial

Colírio lubrificante

Com o vento e a baixa umidade do ar os olhos ficam muito ressecados. Um colírio lubrificante pode ser um alívio.

 

Saco de dormir

O saco de dormir é importante porque nos alojamentos, as roupas de cama não são trocadas todos os dias. Ou seja, você vai dormir no mesmo lençol e cobertor que vários outros dormiram nas noites anteriores. É meio anti higiênico.

Fora isso, nem sempre a quantidade de cobertores é suficiente. Às vezes você pode passar frio. Com o saco de dormir você diminui um pouco esta probabilidade.

 

Lenços umedecidos

Nem todos os alojamentos, principalmente os do segundo dia de passeio, próximo à Laguna Colorada tem banheiro. Existe uma probabilidade de que você não tomará banho.

Então, os lenço umedecidos podem quebrar um galho importante na hora de se higienizar depois de um dia longo de passeios ao ar livre.

 

 

Chocolates e biscoitos

A comida que está incluída no passeio é o café da manhã no alojamento (a partir do segundo dia), o almoço servido no próprio carro em alguma parada do passeio, e o jantar que também é no alojamento (primeiro e segundo dias).

Na metade da manhã, ou no meio da tarde pode dar vontade de comer alguma coisa para complementar, então tenha um chocolate, ou alguns biscoitos.

 

Guia tirando fotos

Objetos para tirar fotos em perspectiva

Você já viu quantas fotos bacanas a galera tira quando viaja para o Salar de Uyuni, né?? Então, as mais legais são as que você tira com alguns objetos que, em perspectiva, vão dar a impressão de que são maiores que as pessoas.

O Guia de quando eu fui, tinha alguns brinquedos de borracha, mas você pode querer brincar com algum outro objeto que você goste.

Leia também: Como tirar fotos incríveis no Salar de Uyuni?

Deixe uma resposta