Como Chegar ao Salar de Uyuni

Existem várias formas de chegar a Uyuni, dependendo do lugar onde você esteja. Hoje eu trouxe para você todas as formas bem explicadas de como chegar ao Salar de Uyuni saindo de La Paz, de Santa Cruz de la Sierra, ou do Atacama, no Chile.

 

De La Paz

Ônibus noturno de La Paz a Uyuni

ônibus de La Paz a Uyuni

O ônibus que parte de La Paz para Uyuni demora cerca de 12h de viagem. Ele chega a Uyuni mais ou menos 8h da manhã, a tempo de rodar o pequeno centrinho em busca de uma agência de viagens e contratá-la para o passeio do mesmo dia.

A segunda metade do caminho é em estrada de terra, o que deixa a viagem bem cansativa, ainda mais que os ônibus na Bolívia não são muito confortáveis.

 

Trem e ônibus

ferrocarril1

Também é possível ir de ônibus até Oruro, a parte asfaltada da estrada entre La Paz e Uyuni e dali seguir de trem.

Contudo, não há saídas diárias e você precisará checar se as saídas se acomodam em suas datas de viagem. As passagens podem ser compradas por este site.

 

Avião

Vista do avião ao pousar em Uyuni

Vista do avião ao pousar em Uyuni

A maneira mais cara e mais confortável de chegar ao Salar de Uyuni é de avião. A única companhia aérea que chega a Uyuni é a Amaszonas. Antigamente a TAM (Transportes Aéreos Militares) também ia, mas o voo não existe mais.

Outra vantagem deste meio de transporte é que na chegada ao aeroporto é possível enxergar pela janela o Salar de Uyuni do alto. Para isto, reserve um assento do lado direito.

 

De Santa Cruz de la Sierra, Sucre ou Potosí

Ônibus

ônibus para Sucre

Não existe um ônibus direto de Santa Cruz de la Sierra para Uyuni. Na verdade é bem complicado ir de ônibus entre estas duas cidades. Primeiro, você terá que pegar um ônibus até Sucre, em uma estrada de terra. Para ilustrar o quanto esta viagem é desconfortável, são 500 km percorridos em 18h.

Fora que na Bolívia, viajar de ônibus é estar sujeito aos frequentes bloqueios de estrada devido a protestos dos moradores.

De Sucre você precisará pegar um ônibus até Potosí. E de Potosí outro até Uyuni.

Será uma verdadeira saga entre Santa Cruz e Uyuni, que precisará de quase 24 horas.

Se ao invés de ir para Sucre, você for para Cochabamba, também terá que pegar um ônibus até Potosí antes de ir para Uyuni. Sinceramente eu acho muito sofrimento para uma viagem de férias. Ainda mais porque chegando a Uyuni você entrará em um carro onde ficará por 3 dias rodando estradas de chão no meio do nada.

 

Avião

A partir de Santa Cruz de la Sierra, onde chegam a maioria dos vôos internacionais para a Bolívia, você pode pegar um voo para Uyuni, com conexão em La Paz. Então, se vai visitar também La Paz, pode fazer a parada antes ou depois de conhecer Uyuni em uma das conexões.

A única companhia que faz o trecho é a Amaszonas. Mas se for comprar as passagens separadas, também pode voar entre Santa Cruz e La Paz com a BOA.

 

Do Atacama (Chile)

Salar de Uyuni

Para quem também vai visitar o Atacama, há passeios para o Salar de Uyuni que partem de lá. Existem duas opções que você escolhe no momento da compra do passeio. Você pode comprar o passeio começando no Atacama e terminando em Uyuni, e dali seguir para outros lugares na Bolívia; ou pode começar e terminar no Atacama, se a sua viagem segue no Chile. O preço será o mesmo. Inclusive o passeio será o mesmo. A única diferença é que os que ficam em Uyuni descem do carro lá, enquanto os que voltam para o Atacama tem que retornar todo o caminho de carro no último dia.

6 comentários

  1. Brenda Reis 9 junho, 2016 at 17:10 Responder

    Olá tudo bem? Obrigada por compartilhar suas experiências conosco. Gostaria de saber se tem como fechar o passeio de La Paz com alguma agência com tudo incluso,transporte,acomodação etc. No modo econômico de preferência hehe

    • Ana Beatriz 15 junho, 2016 at 22:00 Responder

      Oi Brenda! Até tem como! Mas em geral fechar tudo em La Paz vai sair um pouco mais caro do que fazer de maneira independente. Se o que você está procurando é comodidade e praticidade, feche tudo por La Paz mesmo e eles cuidam de tudo para você!

      Abraço! Ana.

  2. Guilherme Abrantes 1 julho, 2016 at 18:04 Responder

    Oi Ana, tudo bem? Parabéns pelo blog!

    Se existe a opção de pagar apenas pelo transporte do Atacama até Uyuni, e lá mesmo agendar os passeios, ela sai mais barata do que comprar o “passeio completo” desde o Atacama?

    • Ana Beatriz 10 julho, 2016 at 12:32 Responder

      Oi Guilherme! Acontece que o próprio transporte já é o passeio! Saindo do Atacama, para chegar até Uyuni vai passar por todos os atrativos, por isso o pessoal já pega o passeio de 3 dias saindo do Atacama e terminando em uyuni. De lá pode seguir viagem pela Bolívia ou pode voltar com o próprio carro do passeio e terminar em Atacama de novo. Assim é mais prático!

      Abraço! Boa viagem!!!

  3. Rafaele 28 Maio, 2017 at 21:10 Responder

    Oi Ana Beatriz queria saber se tem como fazer o roteiro saindo do Chile indo ao Atacama e Uyuni, de lá seguir para La paz e dps fazer o caminho de volta para o Chile ?

    • Ana Beatriz 26 junho, 2017 at 19:42 Responder

      Oi Rafaele! Tem sim! Chegando em La Paz, na rodoviária você pega o ônibus de volta para Calama, que é próximo a São Pedro do Atacama. Abraço! Boa viagem!

Deixe uma resposta