Onde ficar e comer no Carnaval de BH

Belo Horizonte recebe neste Carnaval 50 mil foliões de outras cidades e estados. No ano passado foram 43 mil pessoas atraídas pela fama dos blocos de rua, como o Me Beija Que Eu Sou Cervejeiro (foto acima, do André Fossati/Divulgação).

Como nem tudo é só folia, uma hora é preciso parar, ter uma boa e confortável noite de sono, alongar, comer bem e se hidratar, não é mesmo? Para ajudar no planejamento de sua viagem,  damos algumas ideias de onde ficar e comer no Carnaval de BH. Sugerimos hospedagem por regiões e fizemos um pequeno roteiro de bares e restaurantes com pratos bons, com preços em conta, testados e aprovados. 

Onde se hospedar

Royalhotel (2)

Royal Savassi Boutique Hotel, na Savassi (Booking.com/Reprodução)

Claro, muita gente fica em casa de amigos, parentes, etc. Mas Avenida Afonso Pena, Savassi, ruas do Centro da cidade, Santa Tereza, Santa Efigênia, Funcionários, Sion e no entorno da Praça da Liberdade são alguns dos bairros interessantes para se hospedar no Carnaval de BH. Isso, para aqueles que não querem ficar muito longe da folia, dos blocos de rua, o mote da festa que despertou os olhares de outros estados para Belo Horizonte.

Os hotéis da Savassi e os hostels de Santa Tereza, um dos bairros que concentra vários blocos, são os mais procurados. Para aqueles que preferem zanzar nos blocos mas depois descansar em lugares mais tranquilos, bom lembrar que serão oferecidos 14 ônibus gratuitos ao longo da Avenida do Contorno no sábado e na segunda-feira, como dissemos aqui. Então, você pode considerar as regiões de Lourdes e Santo Agostinho.

2 milhões de pessoas são esperadas para o Carnaval de Belo Horizonte. A capital tem 700 mil leitos em hotéis, pousadas e hostels

 

Escolha sua hospedagem aqui. Estive dando uma olhada e os preços estão subindo, então, quanto antes melhor. Por outro lado, a expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - seção Minas Gerais é de uma lotação de 60%, índice considerado por eles como excelente, pois a média é de 40%. Então fique de olho em ofertas especiais. Belo Horizonte tem muitos hotéis que se equiparam ou novos que abriram para a Copa do Mundo e a ocupação não está sendo a esperada. Tá bom para negociar preço nos hotéis. Já nos hostels as reservas estão andando ligeiro.

Foram também criados alguns pacotes específicos para o Carnaval de Beagá, com valores a partir de  partir de R$ 490 que inclui hospedagem em hotel econômico por quatro dias e três noites, traslado aeroporto / hotel, e city tour pela cidade. Veja mais sobre outros pacotes aqui. Pode valer bem a pena.

 

hostel (2)

Home Center Hostel, na Avenida Brasil (Foto: Booking.com/Reprodução)

Onde comer

Popeta

Popeta mista com pão, acompanhada de Chop Shornstein, da IPA, combinação matadora do Empório Independente (Foto/Divulgação)

Na região do Centro, há restaurantes bons e mais baratos como o La Greppia, na Rua da Bahia, 1196, que funciona 24 horas,  os restaurantes do Edifício Maletta e, claro os do Mercado Central, tradição na cidade.

O Chopp da Fábrica, na Avenida do Contorno, 2736, especializado em comida mineira, é uma boa opção em Santa Efigênia. Os bares do Bolão (Praça Duque de Caxias), conhecido pelo Rochedão (arroz, feijão, batata frita, macarrão, carne) e variedades; Baianera (comida baiana e mineira), Temático (divirta-se com os nomes dos pratos), Santa Pizza e Estação Parada do Cardoso, em Santa Tereza são duas pizzarias "mara". Sem contar que este é um dos recantos mais gostosos de Santa Tereza, onde o trem passa de vez em quando e há também o famoso Bar do Orlando, de onde sai o animado Bloco dos Pescadores.

Na Savassi, o cardápio do Café Três Corações tem opções de sanduíches e pratos individuais; no Café com Letras você come entre livros. Por falar em café, descobri outro dia a A Pão de Queijaria, na Antônio de Albuquerque, com vários tipos de pão de queijo feitos com queijos diferentes e uma curiosa manteiga de café.

E se a vibe é cerveja artesanal, faz sucesso o novíssimo Empório Independente . Um dos carros-chefes é a popeta mista com pão, acompanhada de chop. O empório vende mais de 100 rótulos de cerveja e mais de dez tipos de chop, alguns importados e outros artesanais. O empório ficará aberto durante todo o Carnaval.

 

1 comentário

  1. Simone 22 Janeiro, 2017 at 09:11 Responder

    Qual o melhor Ibis para se hospedar no carnaval? Levando em conta localização (segurança, alimentação e proximidade das festas)? Ibis Afonso Pena ou Ibis Liberdade? Teria algum outro?

Deixe uma resposta