Como é o passeio para os Lençóis Maranhenses?

Antes de viajar a gente sempre se pergunta como são os passeios, para saber qual roupa é mais apropriada, qual sapato, quanto tempo reservar, etc.

Os Lençóis Maranhenses são um dos principais produtos turísticos do Maranhão, e recebe milhares de turistas todos os anos. Não é para menos: é um deserto de dunas onde formam-se lagoas cristalinas com as chuvas. A região é um Parque Nacional desde 1981, com uma area total de 156 mil hectares.

Existem vários passeios para os Lençóis, planejados a partir das dunas fixas. As dunas Azul, Bonita e Verde são algumas das mais conhecidas.

Para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses você tem que ir com uma operadora credenciada. O passeio é feito em caminhonetes adaptadas, cruza o rio numa balsa e segue uns 35 minutos numa trilha de areia e grandes poças d´água - tem momentos em que o carro fica a metade submerso - divertido! Se você for um dos primeiros a entrar pode ir na cabine com o motorista e ar condicionado.

Qual é a melhor época?

A melhor época para visitar os lençóis é de maio a setembro, quando as lagoas estão bem cheias. Elas são formadas por água da chuva. A estação chuvosa faz o seu trabalho ao longo do primeiro semestre, e o início do segundo é o auge. Com o fim das chuvas elas vão progressivamente esvaziando.

A caminhada é muito pesada?

O carro te deixa já bem perto das lagoas. Se você for na cheia vai subir uma duna e já estará na primeira lagoa onde o grupo faz uma parada, sobre outra duna e chega a outra lagoa onde faz outra parada, e assim por diante. Ou seja, não é pesado. É tranquilo para idosos, crianças, etc.

Se informe sobre o tempo de caminhada para a lagoa que você está indo visitar. Algumas lagoas ficam a uma caminhada mais longa.

Lençóis Maranhenses

Chegada dos Buggys aos Lençóis Maranhenses

Tem sombra?

Como você já deve ter percebido pelas fotos, o passeio é em um deserto e não tem nenhuma sombrinha! Melhor ir com uma blusa de manga curta branca para refletir o calor e proteger os ombros, e não economizar no protetor solar. Chapéu e óculos escuros também são importantes.

Qual é o melhor sapato?

Esta era a minha maior dúvida antes de ir. Até comprei uma papete que eu nem gostei porque cismei que ia precisar. O passeio pode ser feito com a suas havaianas, até porque provavelmente você irá tirá-las para subir as dunas. Tênis não serve porque a cada parada você tira para entrar em uma lagoa e ao calçar de novo vai entrar muita areia. Talvez uma meia possa ajudar a proteger o pé da areia quente, mas eu não tentei.

Quanto tempo dura o passeio?

O passeio dura um turno, ou seja manhã ou tarde. Na parte da tarde, o passeio começa às 14h, com o tempo do trajeto de carro você chega lá pelo meio da tarde quando o sol já está começando a esfriar. Além disso você assiste ao por do sol no final do passeio, sentado no alto de uma duna. Espetacular!

lençóis por do sol

Pôr-do-sol nos Lençóis Maranhenses

 

Como reservar?

As operadoras são muito integradas com os hotéis. Quando reservar a sua pousada, ou ao chegar, já pode pedir a reserva dos passeios. O carro te busca na porta, e você paga para o próprio hotel.

E o Camarão da Luzia?

Bom, acho que esse é o camarão mais famoso do mundo, dizem que o mais gostoso também. Sim, dá para ir lá depois do passeio aos Lençóis. O passeio da Lagoa Verde pode ser combinado com o Restaurante da Luzia. Facilita muito, pois as outras formas de chegar lá são meio trabalhosas e caras...

restaurante da Luzia

Restaurante do camarão da Luzia

 

Se ainda tiver alguma dúvida me pergunte nos comentários, se eu souber vou ter prazer em ajudar.

Consulte também os especiais sobre o Maranhão dos Blogs Matraqueando e Turomaquia.

10 comentários

  1. Arruda 18 Maio, 2014 at 23:40 Responder

    Olá amigo gostaria de saber em hotel ou pousada você me aconchegaria levando em consideração que eu tenho uma filhinha de 2 aninhos será que este passeio e aconcelhavel para mim e minha família?

  2. Luciana 7 novembro, 2015 at 02:36 Responder

    Olá Ana Beatriz…
    Eu irei agora em Janeiro para São Luís com minha mãe, irmã e sobrinha… estou cogitando a ideia de destinar dois dias da viagem para os lençóis por Barreirinhas… que é um desejo mto antigo da minha mãe de conhecer… porém ela é idosa e não pode caminhar muito… saberia me informar e indicar passeios mais leves que ela possa fazer? como só teríamos dois dias e estaremos em Janeiro (com lagoas secas) gostaria de indicações de passeios de nível leve levando em consideração as condições que citei acima… ou aconselharia a não arriscar ir nesta época do ano deixando para outra oportunidade?

    Desde já agradeço…

Deixe uma resposta