Como é o passeio para o Vale Sagrado em Cusco?

Cusco e Machu Picchu ficam no Vale Sagrado dos Incas. Eles chegaram a esta região seguindo uma lenda que dizia que deveriam fincar um bastão de ouro em todos os lugares que visitassem, e deveriam ficar onde o bastão afundasse no solo.

O Vale Sagrado era o centro do Império Inca, o chamado Tahauntisuyo. Tudo o que você visitar na região de Cusco está dentro do Vale Sagrado.

O que as agências em geral chamam de passeio ao Vale Sagrado é um tour que leva às cidades de Pisac, Ollamtaytambo e Chichero. Além dessas paradas, também levam os turistas para conhecer alguns centro de artesanato, e restaurantes turísticos para o almoço.

Continue lendo para entender cada parada deste passeio.

Pisac

Ruínas de Pisac

Ruínas de Pisac

Em Pisac as ruínas ficam afastadas da cidade. É possível ver os longos terraços onde eram cultivados os mantimentos para os moradores. No alto da montanha estão as urnas funerárias, um "cemitério" do tempo dos Incas.

Durante o passeio do Vale Sagrado o grupo tem uma explicação sobre as ruínas e alguns minutos para caminhar livremente entre as ruas e casinhas de pedra.

Algumas agências levam os turistas para conhecer a fábrica de jóias em prata que fica em Pisac. Os itens são de boa qualidade com preços bem competitivos.

 

 

Ollamtaytambo

Templo ao Deus Sol em Ollamtaytambo

Templo ao Deus Sol em Ollamtaytambo

Em Ollamtaytambo as ruínas ficam na própria cidade. A três quadras do centro da cidade está a entrada para as ruínas de Ollamtaytambo. A cidade é considerada a única cidade inca ainda viva. O que está cercado e considerado sítio arqueológico é o que constumava ser a parte nobre da cidade. Onde estavam os principais templos e a moradia dos nobres.

Para chegar ao topo há uma longa escadaria. Com paciência, fazendo pausas no meio do caminho é possível chegar. Crianças e idosos conseguem subir. A arquitetura mais fina está no templo ao Deus Sol, um paredão de seis pedras gigantescas encaixadas e ao ar livre. Se é um templo ao Sol, é compreensível que seja ao ar livre.

 

Chinchero

Chichero é ainda mais alto do que Cusco. A vila combina as ruínas com uma igreja, construída por cima do que antes era um templo Inca. De lá tem-se uma vista panorâmica das montanhas e do Vale Sagrado. O pico Salkantay é visto dali.

Nos domingo há um famoso mercado de artesanatos e comidas.

 

Vale Sagrado + Machu Picchu

Muitas agências vendem o passeio Vale Sagrado com Machu Picchu, de dois dias e uma noite. Esse passeio consiste em o passeio do Vale Sagrado, em geral sem Chichero, onde os turistas pegam o trem para Machu Picchu em Ollamtaytambo.

Se você quiser conhecer Chichero, dependendo do horário do seu trem, você pode seguir com o grupo e voltar para Ollamtaytambo em taxi, ou pedir ao Guia para incluir Chichero em algum outro passeio que você fizer, como o Tour Maras e Moray, por exemplo. Se tiver tempo pode ir para Chichero no domingo e conhecer o mercado.

 

 

4 comentários

  1. Pâmela 13 março, 2017 at 22:04 Responder

    Olá Ana, estava pensando em seguir para Águas Callientes de Ollahntaytambo mesmo, mas não queria perder Chinchero. É fácil encontrar lugares que aceitam incluir Chinchero a Maras y Moray? O que me recomenda? Chinchero vale a pena?

    • Ana Beatriz 26 junho, 2017 at 20:18 Responder

      Oi Pamela! Você pode ir até chinchero com o seu passeio e depois contratar um taxi para voltar a Ollamtaytambo. E sim, também é fácil encontrar agencias que incluam chinchero. Abraço! Boa viagem!

  2. Igor 23 maio, 2017 at 02:15 Responder

    Olá, estou pensando em fazer o passeio para o vale sagrado e pegar o trem para Machu Picchu em Ollamtaytambo, só que como fica a questão da mochila? teria que fazer o passeio inteiro do vale sagrado com o mochilão nas costas? você acha que ficaria cansativo? ou teria um lugar para deixar o mochilão guardado e só pegar quando fosse para o trem?

    • Ana Beatriz 26 junho, 2017 at 19:47 Responder

      Oi Igor! Os hoteis e hostels em Cuzco estão acostumados com esta situação e guardam sua mochila para você. Leva uma mochila menor ou uma bolsa para levar uma muda de roupa neste dia que for para Machu Picchu! Abraço! Boa viagem!

Deixe uma resposta