Como é a visita ao Planetário de Brasília?

O Planetário de Brasília foi construído nos anos 70, logo após a construção de Brasília, e no final dos anos 90 foi fechado ao público. Em 2013, depois de 16 anos ele foi reinaugurado com equipamentos novos e de última geração.

Ele fica em frente ao Estádio Mané Garrincha, atrás do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e bem próximo ao Clube do Choro. Também está a uma curta caminhada da Torre de TV e sua feirinha. Com esta localização privilegiada no centro da cidade, já se tornou um dos passeios mais interessantes e acessíveis da cidade.

Sobre a origem do universo

Os diferentes "filmes" projetados na cúpula do planetário falam sobre o universo, as estrelas e a origem da vida na Terra. Em completa escuridão somos convidados a olhar para o alto onde dezenas de lentes projetam o céu e as estrelas.

Os filmes mostram o céu em movimento dando a impressão de que estamos dentro de alguma nave espacial passeando entre os planetas, as galáxias e as estrelas. Impossível não sair de lá tocado e sensibilizado sobre o sentido da nossa existência.

Durante o mesmo dia são exibidos filmes voltados para o público infantil e para adultos. Os filmes "Dois pedacinhos de vidro" e "O segredo do Foguete de Papelão" introduzem os conceitos básicos de um telescópio e do sistema solar. Os filmes "Origens da Vida" e "Reino de Luz" falam sobre a origem do universo e da vida no Planeta Terra com imagens impressionantes do céu e do Planeta Terra.

 

Os foguetes e satélites

Exposição do Planetário de Brasília

Exposição do Planetário de Brasília

No segundo andar há uma galeria circular exibindo uma exposição permanente de réplicas dos foguetes e satélites brasileiros. Uma exposição de fotografias das galáxias próximas e distantes da terra.

No final da exposição, uma roupa do Comandante Ferraz, astronauta brasileiro, fica disponível para que todos possam ter uma foto "vestidos de astronauta".

 

Horários e bilheteria

O planetário funciona de terça a domingo de 9h à 21h. A visita à exposição permanente é livre e gratuita.

Durante a semana, os primeiros horários são reservados para escolas. As sessões abertas ao público são:

Roupa do Comandante Ferraz para fotos

Roupa do Comandante Ferraz para fotos

Terça-feira a sexta-feira

17h30 –"Origens da Vida"

19h –"Reino de Luz"

 

Sábados, Domingos e Feriados

10h –"Dois pedacinhos de vidro"

11h –"O segredo do foguete de papelão"

14h –"Dois pedacinhos de vidro"

15h –"Origens da Vida"

16h30 –"Reino de Luz"

17h30 –"Origens da Vida"

18h30 –"Reino de luz"

 

O ingresso é um quilo de alimento, e não há mercados nas proximidades do Planetário. Às vezes, há uma senhora vendendo alimentos em frente à bilheteria, mas é melhor não contar com essa possibilidade.

O Planetário e o Estádio Mané Garrincha ao fundo

O Planetário e o Estádio Mané Garrincha ao fundo

Deixe uma resposta