Armação literária de Búzios

Quem estiver em Búzios (RJ) neste fim de semana verá uma atração a mais. A Praça Santos Dumont vai receber a Armação Literária de Búzios. Que tal ir à praia e depois tomar um banho de cultura?

00000142

Cordel e duelo de ilustradores

E não é que, a exemplo de Paraty, Búzios resolveu também ter a sua feira literária? A parte da Armação Literária de Búzios aberta ao público será na Praça Santos Dumont, no Centro da cidade, sexta-feira e sábado. Haverá um monte de atividades para crianças, adolescentes, gente de todas as idades (confira abaixo a programação completa).

Só chegar! Estarão por lá, para um bate-papo com o público, autores importantes e premiados como Ziraldo, Roseana Murray, Stella Maris Rezende, Walter Moreira Santos e Tiago de Melo Andrade.

Deve ser bem interessante o duelo de ilustradores, com as artistas Thais Linhares, Patrícia Melo, Marilia Pirillo e Cris Alhadeff. Elas vão fazer uma performance, desenhando dragões, monstros e outros seres fantásticos.

Um dos pontos altos será a exposição de xilogravuras do pernambucano J. Borges, um grande mestre do cordel, um dos artistas folclóricos mais celebrados da América do Sul e o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo. As gravuras de J. Borges, A Professora e Cavalo Marinho ilustram este post.

A Praça Santos Dumont

É a mais importante de Búzios, onde acontecem vários eventos culturais, inclusive a tradicional Feira de Artesanato, todas as noites. Você acha muita coisa legal, artesanato original, peças de decoração, artigos de mesa e banho, bijouterias, etc. Tem que conhecer.

Em torno da praça, você pode encontrar hospedagem a preços bons, estando a alguns passos da Praia da Armação, do Canto, e, andando um pouquinho mais, dos Ossos. Fica perto da Orla Bardot, onde estão os restaurantes mais chiques e caros. Mas na Praça Santos Dumont, você encontra alimentação a preços mais populares também. E vários barzinhos com música ao vivo.

Programação completa

A professora J. Borges 48X66

9 de outubro, sexta-feira:

14h – O folclore, os mitos e as diferentes tradições culturais na literatura: os escritores Alex Gomes – autor do livro, “Folclore de Chuteiras” –, Naná Martins – do “Pdzeré” (conto indígena) – e Cristina Villaça – do “O Rapaz que Casou com a Sapa” – contam histórias e falam sobre a importância do resgate e da valorização da cultura popular em todas as suas manifestações.

15h – Ingredientes do Mistério: o escritor Luis Eduardo Matta, autor da conhecida coleção “Os Caça-Mistérios”, bate um papo sobre contos de mistério na literatura juvenil.

15h30 – Literatura Fantástica - mitos, seres e lendas: as escritoras Thais Linhares, autora de “Vovó Dragão”, e Flávia Côrtes, que escreveu “O Portal das Fadas”, falam sobre mitos, lendas e seres fantásticos na literatura para crianças e jovens.

16h – Duelo de Ilustração: as ilustradoras Thais Linhares, Patrícia Melo, Marilia Pirillo e Cris Alhadeff fazem uma performance desenhando dragões, monstros e outros seres fantásticos.

16h30 – Pontes de letras: a escritora e ilustradora Marilia Pirillo, autora do “A velha história do peixinho que morreu afogado”, e Andrea Viviana Taubman, autora de “O menino que tinha medo de errar”, falam da literatura como ponte para trabalhar os sentimentos e as emoções humanas.

17h – Mesa AEI-LIJ - Lendo Literatura na Escola: com a participação de todos os autores, haverá um bate-papo sobre a importância da leitura literária na escola, com microfone aberto para perguntas e sessão de autógrafos.

19h – Sarau de Música e Poesia da Escola Nicomedes.

20h – Fio de Lua e Raio de Sol: Patricia de Arias, atriz e coautora do com Roseana Murray, dramatiza o livro “Fio de Lua & Raio de Sol”, com ambientação musical de Guga Murray.

21h – Bate-papo e leituras poéticas com Roseana Murray. Premiada dentro e fora do Brasil, traduzida em vários idiomas, a poetisa é fundamental no cenário cultural brasileiro.

 

10 de outubro, sábado:

20h – Bate-papo e sessão de autógrafos com Ziraldo, autor de clássicos da literatura infantil como “O Menino Maluquinho” ou na vanguarda de revistas de humor. Ziraldo, que colaborou com a festa, criando a logomarca oficial, conversará sobre tudo isso e mais um pouco com o público.

22h – Mesa de bate-papo: literatura desdobrada: o alcance de um livro, tradução, roteiro, teatro, cinema e TV. Com Santiago Nazarian e Raphael Montes.

 

Dias 9 e 10, sexta e sábado, na Praça Santos Dumont:

Exposição Cordel: Encantos e Histórias de J. Borges

Cordelista e xilogravurista de fama internacional, seus trabalhos, que retratam nossa cultura, correram o mundo em exposições na França, Alemanha, Suíça, Itália, Venezuela e Cuba. Com mais de 200 cordéis criados, é um dos artistas populares mais cultuados no Brasil e suas obras são adquiridas por acervos de museus e coleções particulares. Ele vive e trabalha em Bezerros, no interior de Pernambuco. Na exposição, o público verá cordéis, xilogravuras impressas artesanalmente e várias matrizes originais da oficina do artista, talhadas na madeira

 

*O evento é uma "armação" da Prefeitura de Búzios, Secretaria Municipal de Educação e apoio da Editora Melhoramentos. Você encontra mais informações no site da prefeitura de Armação de Búzios.

2 comentários

    • Ana Beatriz 8 outubro, 2015 at 10:11 Responder

      A apresentação dele é no sábado a noite! Quem sabe você encontra com ele passeando pela cidade durante o final de semana! heheh Boa viagem!

Deixe uma resposta