Você já sabia que os povos pré-colombianos do México construíam pirâmides tão impressionantes como as do Egito, certo? Sabia também que a pouco quilômetros da capital está o sítio arqueológico mais visitado do país? As pirâmides do Sol e da Lua, a cidade de Teotihuacan.
As agências oferecem o passeio, mas também é muito fácil ir por conta própria. Partem ônibus a cada 15 minutos do Terminal Rodoviário para a Zona Arqueológica. Tome o metrô até a estação “Autobuses Norte“. Quando eu fui a companhia que levava para Teotihuacan era a penúltima no corredor à esquerda do Terminal. Na dúvida, pergunte a alguém.
A viagem até lá dura cerca de 1h, são 50 km. O ônibus pára em frente à bilheteria. Aos domingos a entrada é grátis para mexicanos, então tende a estar mais cheio.
Na própria entrada estarão vários guias oferecendo o serviço. Pechinche, pois eles começam com um preço bem acima do que fecham ao final. Evite os primeiros, quanto mais você for avançando para dentro da Zona, as ofertas vão ficando mais atrativas. Se estiver sozinho, tente juntar-se a algum grupo que esteja procurando guia. O preço é por grupo.
Se quiser economizar muito, não contrate guia. Leia sobre a história de Teotihuacan neste site e neste antes de ir e entenderá algo.
Como é a Zona Arqueológica?
Há 3 pirâmides na Zona. A pirâmide da Serpente Emplumada, que é a menos conhecida e fica na direção da bilheteria. Essa é mais escondida, mas é a mais bem trabalhada, vale a pena a visita.
A próxima e a maior é a pirâmide do Sol. A escalada a ela vale muito a pena. Uma das melhores coisas a fazer em Teotihuacan é relaxar vendo a vista lá de cima.
E depois de caminhar por toda a Avenida de los Muertos chegará à Pirâmide da Lua. É menor, mas igualmente bacana de ser escalada. De cima dela é possível ter uma boa visão da Avenida de los Muertos e da Pirâmide do Sol.
E ao lado da última pirâmide, em direção à saída está o Palácio de Quetzalpapálotl (sim, esse nome impronunciável!). Este palácio mantém desenhos nas paredes que dão uma idéia de como era a decoração da cidade antes de entrar em ruínas.
Há restaurantes ou lanchonetes?
Dentro da zona arqueológica não. No máximo umas lojinhas de souvenires e um quiosque para comprar biscoitos. Ao sair é que vão estar os restaurantes. Há opções econômicas. Alguns não estão tão próximos, assim oferecem transporte do portão até o restaurante e depois de regresso.
Regresso à Cidade do México
O ônibus para voltar para a Cidade do México vai estar em frente ao portão de saída das ruínas. A passagem você pode comprar “aberta” na ida, e pegar o primeiro ônibus que vier. Informe-se sobre o último horário.
Quando eu fui, havia um policial revistando as mochilas em busca de drogas. E não foi uma revista protocolar, ele realmente olhou com detalhes todos os bolsos internos de todas as mochilas de quem entrou no ônibus.
Aproveite a visita! Que Teotihuacan te encante como me encantou!
Olá Anichta!
É esse o passeio que quero fazer na volta, quando passar pela Ciudad de Mexchico! Espero que dê tempo! Gracias por las dicas 😉
Oi Fabi! Este é o passeio que mais gostei lá! Mas olha, se der tempo, a casa da Frida Kahlo, ou o Museu de Antropologia também são muito legais! Que bom que vai ao México!!! Vai amar! A comida…. ai a comida!
Ainda não conheço as pirâmides, mas adorei suas dicas!
Quando estiver na região, não deixe de ir. Foi o meu passeio favorito na Cidade do México!
Oi, Ana
Vi blogueiros falando sobre mulheres não usarem shorts. Porém irei no verão, pensava em usar shorts e camiseta para subir as pirâmides, devido ao calor. É realmente perigoso?
Oi Thais! Acredito que quem publicou isso foi um homem. Eles são mais medrosos que nós mulheres. Eu fui de calça porque não estava muito calor, mas acredito que não tem problema nenhum você ir de shorts. Você terá que tomar todos os cuidados que você sempre toma aqui no Brasil, tentar não usar roupa muito chamativa é sempre bom em qualquer lugar! Mas passar calor por causa disso não é necessário!
Abraço! Boa viagem!!
Ana! Primeiro!!!!
Amei o comentário anterior: “Acredito que quem publicou isso foi um homem. Eles são mais medrosos que nós mulheres.” o mundo ainda precisa mudar muito rsrsrs
Segundo: Irei realizar um trabalho voluntário no México pela AIESEC em Janeiro/2017, ficarei um mês lá (okay, morrendo de ansiedade aqui) então estou buscando informações de lugares, e óbvio que morro se não for visitar as pirâmides de Teotihuacan hahahaha mas estou fazendo uma planilha com os valores dos passeios que desejo fazer (tentar organizar certinho minha vida financeira até lá) e não estou conseguindo encontrar um site que fale sobre isso das pirâmides. Paga para entrar? Se sim, quanto? Nas pesquisas só estou encontrando agências, e eu prefiro mil vezes fazer por conta própria rsrsrs
Oi Joyce! Paga sim, são 65 pesos mexicanos para entrar, mais 45 pesos se quiser fazer vídeos.
Que máximo que vai fazer trabalho voluntário no México! Foi um dos pontos altos do meu ano sabático, marcou minha vida para sempre!
Boa viagem!
Vc gastou mais ou menos quantas horas nessa visitação? Tenho uma conexão de 1 dia no México e queria visitar o máximo lugares possiveis, quais vc recomenda? Ou só dá pra visitar as piramides mesmo?
Oi Paula! As Piramides ficam afastadas do centro de Cidade do México, então se for lá só dá para ir lá mesmo em um dia. De repente sobra tempo para dar uma voltinha rapida no centro histórico, o que pode ser bacana também. O Zocalo e o Palácio de Belas Artes são bem bonitos para ver por fora. Abração! Boa viagem!
Oi!Quando você pensa que vou gastar se for de onibus e buscando um guia mais barato e comida barata?