Os gordinhos da Colômbia

Você com certeza já viu alguma pintura desses personagens gordinhos.

 

 

caminando cerca el río

Caminando cerca el Río - Google Art Project

guerilla eliseo velásquez

Guerilla Eliseo Velásquez - Google Art Project

naturaleza muerta con helado

Naturaleza Muerta con Helado - Google Art Project

Esse é o traço característico do artista Fernando Botero, pintor e escultor colombiano de Medellín, um dos mais importantes artistas sulamericanos. Ele com certeza fará parte da sua viagem à Colômbia. É um artista interessado em embelezar seu país e sua cidade. Fez doações para acervos de Museus públicos e praças, tanto de obras próprias quanto de outros autores.

Botero está em todos os lugares. Costuma retratar o cotidiano da Colômbia fazendo uso de cores fortes. Tem como principais referências o pintor mexicano Diego Rivera e o renascentismo, mesmo sendo contemporâneo da arte abstrata.

a morte de pablo escobar

A morte de Pablo Escobar no Museu de Antioquia - Medellín

Na descrição de sua exposição em Medellín, o artista explica porque pinta gordinhos: "Engordo meus personagens para dar-lhes sensibilidade. Não estou interessado nos gordos pelos gordos". O curador da exposição complementa explicando que a deformação visa exaltar o volume das figuras, para dar mais monumentalidade. Com certeza é uma marca do pintor, que o torna inconfundível.

Em Medellín, sua cidade natal, a Plaza Botero é uma atração imperdível para os fãs do artista. Em 2002 ele doou 23 esculturas em bronze que foram expostas ao longo da praça em frente ao Museu de Antioquia, que também tem uma seção dedicada à obra dele. Esta é a praça que deixa mais clara a forma democrática como Botero quer que sua obra seja admirada: os moradores interagem diretamente com as esculturas, se apoiam nas mesmas para ler e conversar ou apenas admirar. O Museu de Antioquia fica na Carrera 52 # 52-43, próximo à estação de Metro Parque Bérrio.

plaza botero 1

plaza botero 2

Plaza Botero em Medellín

Em Bogotá estão algumas de suas obras mais famosas no Museu Botero, no endereço Calle 11 # 4-41. O Museu Nacional, na Carrera 7 No 28-66, também tem algumas obras suas, junto ao acervo com a história da colonização da America e formação do país.

Se quiser conhecer mais sobre o artista, o Google Art Project, digitalizou o acervo do Museu Botero de Bogotá, disponível neste link.

museu botero bogota

Galeria do Museu Botero em Bogotá

monalisa

Monalisa no Museu Botero em Bogotá

6 comentários

Deixe uma resposta