Monastério de Santa Catalina em Arequipa

 

O Monastério de Santa Catalina em Arequipa é tão grande, que parece uma cidadezinha. Foi fundado nos primeiros anos da colonização espanhola no Peru e passou por várias transformações desde 1580 até hoje.

DSC00598-1

Até 1870, várias moças da cidade, mesmo sem assumir a vida religiosa iam viver dentro do monastério, levando criadas e outros confortos de suas casas. No final do século XIX a nova madre superiora mudou o estilo de vida no local e foi adotada a vida religiosa para todas as integrantes. Chegou a abrigar 450 pessoas.

DSC00641-1

Cem anos mais tarde o monastério foi aberto à visitação do público como forma de arrecadar dinheiro para a manutenção. Atualmente apenas 20 freiras vivem no local, em uma área isolada do público.

 

Visitando o Monastério

DSC00582-1

O Santa Catalina fica localizado no centro histórico de Arequipa, o chamado Cercado. Fica atrás da catedral, seguindo pela lateral esquerda.

DSC00639-1

Para visitar o local são necessárias pelo menos duas horas, já que são seis ruas, três pátios, galerias de arte com pinturas centenárias, igreja, e dezenas de aposentos para a visitação. Também é possível conhecer a lavanderia criada no ano de 1770 com grandes bacias de barro e uma canaleta central para o escoamento da água suja.

DSC00616-1

Há serviço de guia em Portugues. O horário de funcionamento é de 9h às 17h todos os dias. Mais informações no site do Monastério.