Nova pintura aviões LATAM

LATAM: o que muda com a fusão entre LAN e TAM

Lan e TAM agora são LATAM! Duas das maiores companhias aéreas da América do Sul que já vinham trabalhando em parceria, agora unificaram e mudaram suas marcas. Saiba tudo o que muda e o que não muda com essa fusão. Quem nos conta tudo é o Rafael Castro, Doutor em Engenharia de Transportes pela UFRJ, professor do CEFET-RJ e viajante. Rafael já participou do Planejo Viajar contando sobre o Ramadã em Dubai.

Você deve se lembrar que já há algum tempo as companhias aéreas TAM e LAN anunciaram que se uniriam em um processo de fusão das duas empresas, certo? Pois bem, essa união aconteceu e deu origem ao LATAM Airlines Group, se tornando a maior empresa área da América Latina!

Durante alguns anos as duas marcas continuaram coexistindo, mas a partir de hoje TAM e LAN são, definitivamente, LATAM! O primeiro voo da LATAM Airlines, com aeronave já nas novas cores, decolou hoje às 9h05m de São Paulo/Guarulhos com destino a Santiago do Chile a bordo de um Boeing 767. Cerca de cinco minutos depois, com um Airbus A319, decolou o segundo voo de Santiago do Chile para Lima, no Peru.

A partir de hoje, a marca LATAM estará presente em 13 aeroportos: Bogotá, Brasília, Buenos Aires (Ezeiza), Guaiaquil, Lima, Madrid, Miami, Nova York (JFK), Quito, Rio de Janeiro (Galeão), Santiago e São Paulo (Congonhas e Guarulhos).

latam

Nova pintura das aeronaves da LATAM

Mas o que isso muda para nós enquanto passageiros?

Mais voos

Uma das principais vantagens da consolidação da LATAM é termos mais voos, para mais destinos que qualquer outro grupo da América do Sul. Além da frota ter aumentado (agora são 320 aviões), a LATAM chega a aproximadamente 150 destinos em 22 países! Imaginem só: agora temos uma companhia aérea brasileira que voa para Nova Zelândia e Austrália (com conexão em Santiago)!

Novo site

Todas as informações sobre os voos e sobre a empresa em si estão unificadas no novo site www.latam.com. Agora não é mais necessário entrar em vários sites para comprar sua passagem. Basta acessar o site da LATAM e verificar os voos que anteriormente eram oferecidos separadamente por TAM e LAN. Os aplicativos para os sistemas Android e iOS também foram unificados e se você já tinha o app de uma ou outra empresa basta atualizá-lo para ter acesso à nova versão.

 

Menor concorrência

Uma desvantagem em relação à essa união é a unificação das tarifas, o que quer dizer menor concorrência no setor e em rotas importantes! Se antes eu podia escolher voar para Santiago com LAN, TAM ou GOL, hoje nos restam LATAM e GOL. E a gente sabe que a concorrência, principalmente na aviação, é extremamente saudável e gera tarifas mais atraentes e serviços diferenciados. Veremos como isso vai se dar...

Programa de fidelidade

latam fidelidade

Novas categorias do Programa LATAM Fidelidade

Os programas de fidelidade também foram unificados desde abril. Os programas LAN Pass e TAM Fidelidade agora são o LATAM Fidelidade, com novas categorias e benefícios para os clientes. Houve ainda mudanças em relação ao acúmulo e resgate dos pontos, mas eu sugiro que você dê uma olhada no site do LATAM Fidelidade para esclarecer suas dúvidas. Se você acumulava seus pontos no TAM Fidelidade, veja na imagem a seguir a qual categoria do novo programa você pertence.

Check-in

Tem uma passagem emitida com a TAM ou com a LAN? Não se preocupe! Nos aeroportos onde a nova marca já está sendo utilizada basta procurar o balcão da LATAM. Por enquanto, os voos continuam utilizando códigos JJ (TAM) e LA (LAN). Ainda não foi divulgado se haverá também uma unificação nesse sentido. Caso seu voo tenha origem ou destino em um dos aeroportos onde as marcas ainda não foram unificadas, procure um funcionário da TAM ou da LAN para te ajudar.

Nova marca e identidade visual LATAM

Não se assuste se você estiver embarcando em uma aeronave com cores diferentes daquelas que você já está acostumado! Os aviões estão sendo pintados e recebendo as novas cores da LATAM. Os funcionários também já estarão utilizando novos uniformes.

Uniforme LATAM

Novos uniformes da LATAM

 

Acredito que a fusão tenha vantagens e desvantagens para os passageiros e para os mercados de aviação e turismo. No curto prazo, os clientes serão beneficiados por terem acesso a uma rede muito maior de destinos e poderão usufruir de um programa de fidelidade único, porém, a longo prazo, penso que a concentração deve resultar em aumento das tarifas, uma vez que a concorrência será menor.

 

Bons voos a todos! 😀

1 comentário

  1. Geanrtte ferreira 3 Janeiro, 2017 at 09:26 Responder

    LAMENTO QUE A TAXA DE REEMBOLSO COBREM O ABSURDO DE 63%……DESESPERO? DEPOİS DE VOAR MUİTO POR DİVERSAS CİA AEREAS NACİONAİS E İİNTERNACİONAİS. TİVE. TECENTEMENTE ESSE PROBLEMA. …..PERDİ DİNHEİRO. …A ANAC APROVA.?

Deixe uma resposta