Já pensou em nunca mais pagar hospedagem quando viaja?

Atualizado em 4/4/2016

Sim, isto é possível! E há pessoas viajando assim exatamente agora!

Eles se hospedam em lindas casas de campo, ou em frente à praia, e não pagam nada por isso. Bom, pelo menos não em dinheiro.

O House sitting é mais uma forma de intercâmbio de trabalho, específica para pessoas que cuidam de casas e animais quando viajam. Pessoas que têm uma casa com plantas e animais de estimação e vão fazer uma viagem longa, precisam de alguém para cuidar de tudo enquanto estão fora. E assim surgiram várias comunidades de House Sitting.

house-sittingAs vantagens do House Sitting

No Brasil ainda é um conceito novo, mas na Europa, EUA e Oceania há ofertas para várias cidades.

A primeira vez que eu ouvi falar foi há mais ou menos um ano, quando eu estava na Argentina e conheci a Magali, uma blogueira argentina que estava voltando de uma viagem de três anos pela Europa, Ásia e Oceania. Ela me impressionou quando disse que viajava gastando muito pouco porque cuidava de casas!

Ela já tinha viajado assim pela Itália, Turquia, Nova Zelândia, e vários outros países. Na época fiquei com a pulga atrás da orelha e então comecei a fazer algumas pesquisas.

 

Como funciona?

As principais comunidades para fazer contatos para House Sitting são:

Trusted Housesitters

Mindmyhouse

Nomador

E há grupos no Facebook sobre House Sitting.

Você se cadastra em uma dessas comunidades e faz um perfil. Ali você terá contato com pessoas que estão oferecendo oportunidades de house sitting nos mais diferentes lugares do mundo. Você faz contato, se apresenta. Se a pessoa gostar e confiar em você, você faz as malas.

As despesas de passagem até o local são por conta do viajante. A ideia é que quem vá cuidar da casa encare este acordo como um intercâmbio, não como um trabalho: a oportunidade de se hospedar numa casa bacana numa cidade bacana sem gastar nada.

Eu sei que falando assim parece muito simples, mas alguns amigos meus já tentaram e não conseguiram nada. Nem sempre você consegue passar a confiança apenas mostrando os seus melhores sentimentos.

 

Como conseguir um acordo de House Sitting

Depois que você tem avaliações positivas nestas comunidades, "chovem" convites para você cuidar de casas. A dificuldade, contudo é você conseguir o primeiro acordo. Como passar esta confiança se você não tem nenhum comentário positivo?

Eu já tinha visto alguns livros feitos pela House Sitting Academy, criada por Jodie e Nat, duas australianas que viajam o mundo assim há anos e ensinam como escolher a melhor plataforma para as suas necessidades, como criar um perfil que passe confiança, como abordar os donos das casas, como se comportar nas entrevistas. Mas tudo em inglês.

House-sittingAté que conversei com a Larissa, do blog Vida Cigana. Ela e o Carlos são um casal de brasileiros que está viajando há mais de um ano fazendo House Sitting na Nova Zelândia. E o que eu estava esperando finalmente aconteceu: eles decidiram lançar um Guia de House Sitting em português!

O melhor não é só ser em português e mais fácil de entender, mas ser voltado para as dúvidas e as especificidades de nós, os brasileiros.

No Guia estão incluídas orientações sobre:

Como montar um perfil atraente;

Como abordar os proprietários; 

Como se portar na entrevista por Skype;

Como ser um house sitter exemplar para fazer seu perfil ser requisitado constantemente;

Segurança da negociação, vistos e burocracias básicas necessárias.

Do Laos ao Reino Unido

Flag_-_Union_Flag

Larissa e Carlos afirmam que economizam cerca de 76% do que gastariam se tivessem que pagar hospedagem, comparando a viagens anteriores que fizeram.

O ebook foi lançado em outubro do ano passado, quando a dupla estava no Laos. Esta semana, eles nos disseram que conseguiram casas para ficar hospedados em Cingapura, Portugal, Espanha e agora, no Reino Unido, onde estão.

O que acharam desta forma de viajar?? Deixa um comentário para nós, vai!

*Somos afiliadas do Guia de House Sitting. Se você comprar pelo nosso link, ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a cobrir os custos de manutenção do site, sem nenhum custo extra para você! Além do mais, apenas indicamos produtos e serviços que conhecemos e confiamos.

1 comentário

Deixe uma resposta