Trilha para a Feiticeira

Ilha Grande: trilha para a Cachoeira da Feiticeira

A Ilha Grande é cortada por vários rios pequenos, formados nos pontos de maior altitude no meio da mata, desaguando nas praias. São vários riachos cortando a ilha.

Um deles tem volume de água e desnível suficiente para formar uma cachoeira de 15 metros, a única da Ilha Grande.

Há duas maneiras de visitar a Cachoeira da Feiticeira: uma é pegando um táxi boat (táxi em forma de barco) até a praia da Feiticeira e subindo uma trilha de 20 - 30 minutos até a cachoeira; a outra é fazendo uma trilha a partir da Vila do Abraão com duração média de 1h30.

Como é a trilha para a Cachoeira da Feiticeira?

Circuito do Abraão

Início do Circuito do Abraão: você começa a trilha para a Cachoeira da Feiticeira por ali

A trilha para a Cachoeira da Feiticeira começa no Circuito do Abraão, aquele caminho que leva para a Praia Preta, o Poção e o Aqueduto. Neste último, as placas indicam por onde seguir a caminhada.
A trilha segue uma longa subida, em alguns momentos mais suave, em outros bem íngreme. Ela vai cortando a mata da região e a umidade é muito alta.
Depois de mais de uma hora de caminhada, você chegará em uma encruzilhada. Se continuar reto, seguirá por um caminho para a praia da Feiticeira; a opção à esquerda leva à Cachoeira da Feiticeira, por outra subida bem íngreme.
Trilha da Cachoeira da Feiticeira

Mirante da trilha para a Cachoeira da Feiticeira: dali vê-se o Saco do Céu

Antes de chegar, há um mirante com vista para o Saco do Céu e para o continente. Um pouco adiante, mais um entroncamento onde você pode novamente desviar para a praia ou seguir para a Cachoeira da Feiticeira. Todos eles são bem sinalizados.
Em seguida, chegará finalmente à Cachoeira da Feiticeira. O tempo total de caminhada até o ponto final é normalmente de 1h30.

O que fazer na Cachoeira da Feiticeira?

Cachoeira da Feiticeira

Fila para a selfie: em dias cheios, a foto sob a queda d'água pode ser bem concorrida

Na queda da Feiticeira é possível banhar-se em seu poço, que não é muito profundo, e se energizar sob a queda. É uma delícia. Em dias lotados na ilha, você poderá presenciar a engraçada cena da fila dos banhistas para tirar selfies debaixo da cachu.
O rapel também é praticado no local. Para tanto, você precisa contratar o serviço na Vila do Abrãao, antes de se deslocar até lá. Mesmo em dias movimentados, os operadores de rapel não costumam estar à disposição na cachoeira.

Praia da Feiticeira

Praia da Feiticeira

Praia da Feiticeira é ponto de parada de barcos de passeio e táxis boats: você pode voltar de lá para a Vila do Abrãao

Quando terminar de visitar a Cachoeira da Feiticeira, você poderá retornar pela trilha até encontrar o entroncamento para tomar a trilha para a praia de mesmo nome. Também pode optar por caminhar todo o caminho de volta até a Vila do Abraão.
A praia da Feiticeira é pequena e é parada de alguns passeios de barco. Há alguns vendedores de lanches e aluguéis de caiaque e stand up paddle.
Se não quiser voltar caminhando à Vila do Abraão, você pode pegar um táxi boat, compartilhado com outros turistas.

Deixe uma resposta