Fábrica de Chocolate Maya no México

Você gosta de chocolate? Sabia que ele foi inventado no México?

Sim, essa delícia já era conhecida pelos povos da América Central e México desde antes dos espanhóis chegarem por lá. Era uma bebida importante, utilizada pelo exército pois fornecia energia para caminhar o dia inteiro sem a necessidade de outros alimentos. E por este mesmo motivo foi introduzida na Espanha.

Embora existam outras versões sobre a origem da palavra "chocolate", em maya a bebida era chamada de Chocol Ha, que significa "água suja". Na época era consumida sem adição de leite ou açúcar, o que lhe deixava com um sabor amargo.

E se você acha que dinheiro não dá em árvore, saiba que no México nem sempre foi assim! No império Asteca a semente de cacau era usada como moeda, para pagar tributos e salários dos membros do exército. Nos armazéns de Moctezuma, imperador asteca na época da conquista espanhola, havia mais de 1.000 toneladas de amêndoas de cacau.

 

A fábrica de Chocolates de Valladolid

E foi no tour gratuito da Fábrica de Chocolates Artesanais em Valladolid, no estado de Yucatán no México, que eu ouvi essa história. Na fábrica, que fica na charmosa Calzada de los Frailes, além de conhecer toda a história você é convidado para a degustação do chocolate orgânico, sem gordura, e feito artesanalmente com a técnica e os equipamentos mayas. São diversos sabores, entre eles chocolate com pimenta (chile), com tequila, café, canela.

Fabricação artesanal de Chocolate

Fabricação artesanal de Chocolate

IMG_1822 pp

Degustação

É possível comprar por cerca de R$ 20 as caixinhas de bolinhas de chocolate, que diferente da versão original têm apenas a adição de mel ou açúcar mascavo. Você pode consumir diretamente, ou adicionar a água ou leite quente. Com a gordura retirada do chocolate é feita amanteiga de cacau que também é comercializada na fábrica.

IMG_1826 pp

Chocolate para venda

Valladolid

A charmosa cidade colonial Valladolid fica há 156 km de Cancun, e pode ser uma boa dobradinha no passeio para as ruínas de Chichen Itza. Além do tour gratuito do Chocolate, na mesma rua está um tour gratuito  - com degustação - da tequila Los Tres Toños, e vários cenotes. Um deles está dentro da cidade, e pode ser uma visita bem conveniente considerando o calor que faz na cidade.

Se você não está viajando de forma independente, alguns tours que levam a Chichen Itza fazem uma parada para compras em Valladolid.

Mapa de Cancun a Valladolid e Chichen Itza

Mapa de Cancun a Valladolid e Chichen Itza

Fachada da Tequilaria Tres Toños

Fachada da Tequilaria Tres Toños

Porta na Calzada de Los Frailes

Porta na Calzada de Los Frailes

 

Cenote Zací no centro de Valladolid

Cenote Zací no centro de Valladolid

Tequila Extra Añejo Los Tres Toños

Tequila Extra Añejo Los Tres Toños

Deixe uma resposta