Como é o carnaval de Cozumel?

Senhoras e senhores, falo direto da ilha com o melhor carnaval do caribe mexicano!  hehehe Pelo menos é assim que eles se apresentam por aqui.

Nas semanas que o antecedem fui conferir as festas de pré-carnaval nos parques da cidade. Minha primeira impressão foi de decepção pela passividade do público que assistia tranquila e comodamente sentado à apresentação dos candidatos a reis e rainhas do carnaval.

Os dançarinos usam aquelas fantasias gigantescas, ao estilo concursos de fantasia que passavam na televisão alguns anos atrás, sabe? (Nem sei se ainda existe) Aquelas plumas gigantes de pavão e um traje tão desconfortável que a pessoa não consegue fazer muito mais do que desfilar. Depois muda a música, eles se livram do "trambolho" e dançam de maneira bem exótica para os olhos brasileiros.

Fantasia do Peixe Japonês! Eleito Rei do Carnaval de Cozumel

Fantasia do Peixe Japonês! Eleito Rei do Carnaval de Cozumel

E assim fiquei na expectativa pelos dias do carnaval em si, torcendo para não ficar restrita a assistir coreografias que em nada se assemelham ao conceito brasileiro de carnaval.

Bem amigos, tenho que dizer que Cozumel não decepcionou. Ao sábado, domingo e terça-feira há o desfile, que não deixa nada a dever para muito carnaval do interior do Brasil. Famílias, grupos de amigos, algumas lojas da cidade organizam seus carros alegóricos ou grupos de fantasia e saem pela avenida espalhando animação.

Desfile Carnaval Cozumel - Foto: Benny Campos

Desfile Carnaval Cozumel - Foto: Benny Campos

É bem democrático, tem desde carros a la escolas de samba de Brasília (hehehe, não são como as do Rio ou São Paulo), até umas avacalhações tipo fantasia de absorvente. E o público, além de observar, dança junto da calçada ou às vezes invadindo a passarela. E o Brasil está por toda a parte. Fantasias em verde e amarelo, música brasileira nos carros alegóricos, e 3 baterias de escola de samba passaram pela passarela.

Bloco dos absorventes

Bloco dos absorventes

Brasil no Carnaval de Cozumel

Brasil no Carnaval de Cozumel

Eu tenho que confessar que tive meu momento Diva por aqui. Depois de ver tantas referências ao carnaval brasileiro senti que tinha que reivindicar minha nacionalidade. No último dia saí com minha camisa do Brasil, e quando passaram as baterias eu comecei a sambar da calçada. Imediatamente fui convidada pelo mestre de bateria para uma performance na passarela. Na volta ele abriu um corredor no meio da bateria para eu passar dançando! Foi muito divertido!

De Frida com as amigas mexicanas

De Frida com as amigas mexicanas

Na segunda-feira, pausa dos desfiles, acontece há alguns anos uma corrida chamada Coloreate 5k. O percurso de 5 km é percorrido por adultos, crianças, bebes, cachorros, pessoas em cadeiras de rodas, cegos e o que mais você puder imaginar. Ao longo do caminho a organização vai jogando um pó colorido nos participantes , que eles juram não ser tóxico nem nocivo ao meio ambiente. Ao final, fazem uma contagem regressiva e todos jogam pó para o alto ao mesmo tempo.

Foto: Coloreate 5k

Foto: Coloreate 5k

E por fim, para responder a pergunta incansável por aqui "Em comparação com o Brasil o que se pode dizer do Carnaval de Cozumel"? Que é bem diferente, mas bem divertido! Quem estiver pela região em feriado de Carnaval, vale a pena vir para a ilha conferir!

Mais sobre o México:

A Casa Azul - Museu da Frida Kahlo