Bistrô Exclusivo e Aconchegante em Paraty

"Eu não sei fazer arroz nem feijão”, me disse a Chef Luciana, do restaurante Alquimia dos Sabores em algum momento da nossa conversa. “Resolvi cozinhar para inventar os pratos”, explicando de onde veio a ideia de abrir o restaurante.

detalhe parede florida

Detalhe da decoração. Foto Luciana Marinho

Luciana está em Paraty há 40 anos, durante muitos deles teve uma pousada, atualmente é a Chef, ou culinarista como ela prefere se definir, do Restaurante Alquimia dos Sabores. O nome já sugere a proposta do lugar: uma combinação diferenciada de ingredientes para surpreender até os paladares mais experientes.

 

O Bistrô faz parte da Associação de Gastronomia Sustentável de Paraty, prioriza os agricultores orgânicos da região. Além de oferecer uma alimentação mais saudável, preserva o meio ambiente ao reduzir a emissão de carbono para o transporte dos ingredientes, mantém uma relação mais igualitária na divisão dos rendimentos com os fornecedores.

A climatização também é sustentável. As “paredes” são de tela para manter o ambiente resfriado no verão; há uma lareira que entra em cena nos dias frios. Localizado no Km 5 da estrada entre Parati e Cunha, é possível dar uma volta no terreno e descer até um rio que passa nos fundos, produzindo um som ambiente de corredeira.

lareira

Lareira. Foto: Luciana Marinho

É neste rio que Luciana se banha diariamente para se energizar. Com a espiritualidade bem aguçada, Luciana diz que praticamente recebe as receitas prontas. “Às vezes sonho com elas, raramente dá errado!”.

Conheci o lugar em uma viagem a trabalho a Paraty, quando realizamos ali as filmagens de um comercial. O cenário das gravações de dia, virou o do jantar naquela noite. Escolhi o Filé ao molho de chocolate com manga flambada na cachaça de Paraty e pimenta rosa.

(pausa para imaginarem a mistura de sabores)

Alguns dos colegas pediram o Veludo Negro, com arroz negro, creme de gorgonzola, camarões com brócolis e alho, flambados na cachaça. O prato foi elaborado para a última edição da FLIP - Feira Literária Internacional de Paraty, evento anual que reúne os principais nomes nacionais e internacionais da literatura.

fondue

Fondue. Foto Luciana Marinho

No cardápio ainda estão Filé de Peixe, com Bananas flambadas na Cachaça de Paraty; Mini Moranga, servida com Creme de Queijo, acompanhada de Carne Seca, gratinada ao Queijo Parmesão; Carpaccio de Palmito Pupunha natural; Goiabada frita na manteiga, granulada em Caju, sobre requeijão; além das massas feitas a mão pelo Sr. Pedro, marido da Luciana.

Filé de peixe com bananas flambadas

Filé de Peixe com Banana Flambada na Cachaça de Paraty. Foto Luciana Marinho

 

 

detalhe da mesa

Detalhe da Mesa. Foto Luciana Marinho

O almoço ou jantar na Alquimia dos Sabores é mais do que uma alimentação, é uma experiência. Com apenas 4 mesas, e não mais que 12 lugares, não será difícil que você seja o único visitante. Portanto, para garantir é melhor reservar antes de ir.

Chega-se ali de carro ou de taxi. É importante estar prevenido pois não trabalham com cartões, uma vez que não há sinal de celular no local (mais um motivo para desligar-se do mundo e curtir o momento).

No blog da Alquimia dos Sabores há informações sobre os eventos da cidade, e os pratos comemorativos que às vezes entram para o cardápio.

Serviço

O telefone para reservas é o (24) 33712077.

Endereço: Estrada Paraty-Cunha, Km 5, Ponte Branca,Paraty/Montanhas

Deixe uma resposta