Notícias

Aeroporto de Zaventem fechado até terça-feira

Até pelo menos terça-feira, dia 29 de março, pousos e decolagens estão suspensos no Aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, Bélgica. Passageiros que não podem deixar de voar para ou de Bruxelas, na Bélgica, estão tendo voos realocados para cidades próximas. O aeroporto teve a área de check-in destruída pela explosão de duas bombas em atentado suicida reclamado pelo Estado Islâmico. O ataque terrorista deixou 31 mortos, 260 feridos e vários desaparecidos.

Danos dos atentados no Aeroporto de Zaventem

Segundo a página oficial do Aeroporto de Zaventem, até que os danos sejam totalmente avaliados não há previsões para reabertura,  apesar da data provável de 29 de março. Os passageiros ou acompanhantes que estavam no aeroporto no momento dos atentados já estão sendo chamados a retirar seus carros nos estacionamentos e as bagagens.

Brussels airlines

Brussels Airlines: 38 voos programados no momento dos atentados (Foto: Wikipedia)

A página do aeroporto disponibiliza inclusive os números dos voos que estavam programados para a fatídica manhã, para que os passageiros se localizem. Eram 56 voos, de 13 companhias aéreas: Brussels Airlines (38), Ryanair (6), Jet Airways (2). As demais, com 1 voo são: Iberia, Turkish Airlines, Air Baltic, Aegean Airlines, Czech Airlines, Swiss, United Airlines, Eurowings, Air Canada e Delta.

O Aeroporto de Zaventem foi sacudido por duas explosões terroristas na manhã de terça-feira, dia 22. Quase ao mesmo tempo, a linha do metrô de Maelbeek foi atingida. Ao todo morreram 31 pessoas e 260 estão feridas. Há vários desaparecidos. Estes números mudam bastante.

Entre os feridos estão quatro brasileiros, de acordo com o Consulado Geral do Brasil na Bélgica. Eles foram atendidos em um centro para tratamento de ferimentos, mas não tiveram a identidade revelada. A foto do ex-jogador de basquete brasileiro naturalizado belga, Sebastian Bellin, de 37 anos, ganhou mundo. Atingido por um tiro e estilhaços, ele está internado em um hospital da periferia de Bruxelas.

Companhias aéreas

As companhias aéreas que servem ao aeroporto, no geral, estão remarcando os voos até datas variadas, sem que o passageiros precisem pagar taxa. Por exemplo, a Brussels Airline, principal companhia aérea em Zaventem, está possibilitando a remarcação e mesmo a devolução de bilhetes, em que condições estiverem, para aqueles que iriam viajar entre a data dos atentados e o dia 28 de março.

A Lufthansa lançou a oportunidade de remarcação de passagens até a reabertura do aeroporto de Zaventem.Na página do Aeroporto de Zaventem os passageiros são informados e direcionados para as páginas das companhias aéreas que fazem pousos e decolagens ali.

Voos deslocados

O Aeroporto de Zaventem é um hub internacional recebe e emite 600 voos por dia, atendendo entre 50 e 60 mil passageiros. A Brussels Airlines,que efetua cerca de 230 voos diários, está realocando suas operações para Liége e Antuérpia.

A low cost Easy Jet transferiu operações para o aeroporto de Lylle, a 120 quilômetros de Bruxelas, com boas ligações ferroviárias. O transporte até a capital belga será gratuito.

Já a Ryanair transferiu até dia 29 de março suas operações para Charleroi. E pede aos passageiros chegarem com bastante antecedência por causa das inspeções de segurança.O cartão de embarque original de Bruxelas/Zaventem está sendo aceito.

Apesar de cancelar a maioria dos voos entre Lisboa e Bruxelas, a TAP oferece um destino alternativo para aqueles que, apesar da situação, querem ou precisam chegar a Bruxelas. Ela já usou os aeroportos de Ostende Liège e Luxemburgo.

 

Números de telefone e fax do Consulado do Brasil na Bélgica para contato

– Telefone geral: +32 (0) 2 626 28 91

– Fax: +32 (0) 2 626 28 90

– Telefone de plantão (urgências): +32 (0) 478 94 91 07.

– E-mail: consulado.bruxelas@itamaraty.gov.br

O consulado recomenda seguir criteriosamente as recomendações de segurança do Governo belga, que disponibilizou contatos de emergência da “DG Centre de Crise” 

– Número Call Center “DG Centre de Crise” para ligações locais (desde a Bélgica): 1771

– Número “DG Centre de Crise” para ligações desde outros países:+32 7815 1771

 

Padrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *