A parte Maranhense do Delta do Parnaíba

Em geografia denomina-se Delta a foz de um rio que se subdivide em vários braços, formando um triângulo como a letra grega que dá nome ao fenômeno.

No Brasil, um dos Deltas mais famosos é o do Rio Parnaíba, o mais importante do Piauí, que marca a divisa com o estado do Maranhão. Ao desaguar no mar formam-se 73 ilhas em cinco baías. É um dos principais atrativos turísticos do pequeno, mas não menos encantador, litoral do Piauí e compõe junto com Lençóis Maranhenses e Jericoacoara a chamada Rota das Emoções.

DSC06690
Painel da Agência Baluarte Turismo

O que quase ninguém sabe é que 65% da área do Delta do Parnaíba fica no estado do Maranhão, nas cidades de Tutóia, Paulino Neves e Arraioses.

 

A paisagem do Delta é formada por mangues e dunas disputando espaço nas ilhas. É possível ver a luta entre os dois ambientes alterando a paisagem continuamente. Quando a areia toma conta do mangue, este vai secando aos poucos e as árvores vão morrendo sufocadas. Tem-se a impressão de que houve uma queimada ou o corte das árvores.

Mangue secando

Mangue Secando

Quando as variações de maré inundam uma duna, aos poucos a vegetação vai tomando conta e transformando-a. E esta luta garante que a paisagem continue sendo formada por dunas e mangues. O guia que nos acompanhou, Senhor Paulo, é também pescador na região desde criança quando acompanhava o pai, contou que presenciou várias dessas mudanças. As correntes e variações de maré também mudam o limite e o formato das ilhas.

Em algumas ilhas também formam-se lagoas com a água das chuvas entre as dunas, uma vez que nesta região de divisa dos dois estados, estão os chamados Pequenos Lençóis, o “outro lado” dos Lençóis Maranhenses.

Duna alagada na Ilha do Caju

Duna Alagada na Ilha do Caju

Mangue

Mangue

No passeio que fiz, partindo de Tutóia, a parada para o almoço e descanso é na Ilha de Coroatá, no restaurante do Neto, que serve uma comida caseira preparada na hora. Eu comi um Peixe Grelhado preparado na brasa, mas segundo ele o carro chefe da casa é o Camarão no Abacaxi. A refeição você escolhe no início do passeio, e quando chega lá já está quase pronta.

DSC06837
Descanso na ilha de Coroatá e o jardim das carnaúbas

Mas o forte do passeio é o Gran Finale: a revoada dos Guarás. São aquele pássaros vermelhos típicos de região de mangue por se alimentarem dos frutos dali. Quando vivem em cativeiro apresentam a coloração rosa claro, ou seja, a cor da pena está ligado à dieta. No fim da tarde enquanto o sol se põe o guia faz uma parada em um igarapé próximo à ilha onde passam a noite. Antes de pousarem para o descanso eles fazem um sobrevoo para certificarem-se de que não há possíveis predadores.

Por do Sol ao final do passeio

Por do Sol no final do passeio

Lua nascendo ao final do passeio

Lua nascendo no final do passeio

revoada dos Guarás

Revoada dos Guarás

Revoada dos Guará Direitos André Dib
Foto: André Dib

GEDSC DIGITAL CAMERA
Foto: Experimente Jeri

Tutóia

Ao chegar em Tutóia uma placa de boas vindas já avisa o que esperar: o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses no mesmo lugar. A cidade ainda está começando a receber turistas, e não tem tanta divulgação quanto suas vizinhas Barreirinhas (MA) ou Parnaíba (PI). Contudo conta com estrutura de pousadas, restaurantes e agências que oferecem o passeio do Delta e pelas dunas da cidade.

DSC06697

Praia da Andreza em Tutóia - MA

Uma dica de restaurante é o Lua Branca que fica na orla da Praia da Andreza, ao lado da pousada Jagatá, a maior da cidade.

Fiz o passeio com a agência Baluarte Turismo, do Paterson, onde recebi um atendimento personalizado, desde o proprietário, o guia que nos acompanhou, até à parada do almoço escolhida por eles. E mesmo com um fluxo de visitantes que ainda tende a aumentar, estão todos confiantes na estratégia de que um bom atendimento é a melhor ferramenta de divulgação. Ou talvez seja apenas a cordialidade do guerreiro povo maranhense!

 

* Em 04/10/2013 o G1 publicou esta matéria no VC no G1. Veja aqui

Leia mais sobre o Maranhão:

Minha versão da Rota das Emoções

Como é o passeio para os Lençóis Maranhenses?

Como é o passeio para o Rio Preguiças?

"Junho é o mês mais bonito no Maranhão"

5 comentários

  1. NALDA 17 julho, 2013 at 19:09 Responder

    É MINHA CIDADE É REALMENTE SURPREENDENTE E MUITO LINDA, COM SUA VASTA E DIGNÍSSIMAS RIQUEZAS NATURAIS.MUITO OBRIGADA PELOS ELOGIOS AMIGO.

  2. Jose de jesus dos santos 15 julho, 2015 at 00:11 Responder

    Eu digo a todos q conheco o piaui.o piaui nunca teve 73 ilhas quase todas as olha que eles falam que o Delta deles e tudo maranhao isso e uma farsa somente a ilha grande santa Izabel onde fica o porto dos tatus que e piaui

Deixe uma resposta