Dicas, Fotografia

7 dicas infalíveis para tirar fotos incríveis nas férias (mesmo de celular)

Foto e viagem são dois assuntos quase inseparáveis, né? E hoje em dia, com as redes sociais, tirar fotos em uma viagem ganhou um significado bem diferente. Os amigos ficam de casa cobrando a cobertura em tempo real da viagem.

Bom, com algumas dicas básicas de fotografia, podemos melhorar e muito a qualidade dos registros de viagem. Veja que selecionei apenas dicas ligadas à composição, ou seja, mesmo de seu celular você pode aplicá-las.

1 – Clareza sobre o tema da foto

Uma boa fotografia é aquela que passa a mensagem claramente. O que você quer retratar? Qual sentimento você quer provocar em quem vê a sua foto?

DSC06096-1

Do que eu estou tirando foto mesmo??? hehehe

Essa clareza é importante para você seguir os próximos passos. Uma foto bacana é planejada, pensada, testada. Na próxima viagem, quando tirar o telefone do bolso para bater a foto, pare um minuto e se faça essa pergunta.

Aqui já ficou mais claro que o assunto é uma bicicleta na praia. (Maragogi - Alagoas)

Aqui já ficou mais claro que o assunto é uma bicicleta na praia. (Maragogi – Alagoas)

2- Limpe as informações desnecessárias

Bom, depois de ter o tema da foto bem definido, é hora de ter certeza que você está mirando exatamente o que quer fotografar, e que não há elementos poluindo a composição.

Veja como o poste à direita rouba a atenção e estraga a composição

Veja como o poste à direita rouba a atenção e estraga a composição

Se tem alguém parado em frente ao monumento, espere que ele saia. Se tem um carro passando, espere ele sair do seu enquadramento. Tente ajustar o zoom. Mude o ângulo. Enfim, se esforce um pouco para ter uma composição bem limpa.

Com um pouco de zoom eu consegui limpar a foto (Montevidéo - Uruguai)

Com um pouco de zoom eu consegui limpar a foto (Montevidéu – Uruguai)

3 – Foco

Já viu que as vezes você quer focar a igreja atrás, mas o foco fica na árvore que está em frente? Um foco errado estraga uma boa idéia de foto. Isso porque as câmeras focam automático, e você acaba não escolhendo o que quer focar.

Seria uma boa foto se no fim das contas o foco estivesse no casal... (Guadalajara - México)

Seria uma boa foto se no fim das contas o foco estivesse no casal… (Guadalajara – México)

Nas câmeras compactas, você pode regular o foco usando as funções paisagem e macro. Elas são os símbolos de uma montanha e uma flor respectivamente. Use a primeira para fotos onde o foco está distante, e a última para fotos em que o objeto do foco está próximo.

Também pode regular o foco apertando o botão de bater a foto até a metade. Se a câmera focar errado, solte e aperte de novo. Faça várias vezes até ela acertar.

No celular, você toca na tela o ponto do foco. É prático e o resultado final fica bem melhor!

4- Enquadramento inusitado

Já viu que a maioria das fotos de viagem são muito parecidas? Porque ao invés de tirar a foto de frente para aquele ponto turístico super conhecido, você não tenta tirar de um ângulo diferente? Algo inusitado!

Essa foto não está mal...

Essa foto não está mal…

Para tomar boas fotos vale deitar no chão, se debruçar para fora da janela, olhar de cima para baixo, de baixo para cima. É o momento de usar a imaginação. O resultado com certeza é mais interessante do que um enquadramento óbvio.

Mas esse enquadramento ficou bem mais original! (La Paz - Bolívia)

Mas esse enquadramento ficou bem mais original! (La Paz – Bolívia)

5- Regra dos Terços

Essa é uma das técnicas mais básicas e mais importantes usadas pelos fotógrafos profissionais. Ela significa que você pense na sua foto imaginando a tela dividida em três horizontal e verticalmente.

O segredo é posicionar o objeto da foto em um dos pontos de intersecção entre essas linhas. Ou, se vai tomar uma foto que tenha o céu, por exemplo, posicione o céu em dois terços do enquadramento e a terra em um terço.

Sem Título-1

A flor ficou na intersecção das linhas. (Cidade do México)

O resultado final é bem mais agradável ao olho humano.

6- Composição em linhas

Outra técnica usada pelos profissionais para tomar fotos mais interessantes é aproveitar linhas da paisagem para guiar o olhar do observador para o objeto de interesse.

Veja como o corrimão da trilha guia o seu olhar para o centro da foto (Bosque dos Arrayanes - Argentina)

Veja como o corrimão da trilha guia o seu olhar para o centro da foto (Bosque dos Arrayanes – Argentina)

7 – Pós-Produção

Por fim, toda boa foto passou em alguma medida por uma pós-produção. E isso não tem nenhum problema, se o objetivo é destacar a realidade e não falsificá-la. A edição da foto pode corrigir as cores, recortar da foto objetos que a poluíam, dar mais destaque ao objeto fotografado.

Antes da edição...

Antes da edição…

O aplicativo mais famoso para isso é o Instagram, que permite com os filtros deixar as fotos mais interessantes. O Picasa também permite fazer pequenos ajustes nas fotos antes de publicá-las.

Tente nesta etapa também ser criativo e fugir do óbvio, ainda mais que o Instagram é tão popular.

IMG_3283-1

Depois da edição as cores ficaram mais interessantes, e a modelo ficou enquadrada na regra dos terços. (Bariloche – Argentina)

E lembre-se que um bom fotográfo não tira fotos perfeitas 100% das vezes, mas ele só publica as que ficaram muito boas. Menos é mais!

Se tiver mais dicas para tomar melhores fotos, compartilha com a gente nos comentários! Boa viagem, e que seu álbum de férias fique lindo!

Leia mais sobre fotografia:

Como tirar fotos incríveis no Salar de Uyuni

Padrão

5 comentários em “7 dicas infalíveis para tirar fotos incríveis nas férias (mesmo de celular)

  1. Pingback: 7 dicas infalíveis para tirar fotos incríveis nas férias (mesmo de celular) - Agregador De Viagem

  2. Pingback: Como organizar um Ano Sabático - Palestra Gratuita - Planejo Viajar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *