Praia da Atalaia - Fernando de Noronha

 

A área é um berçário natural de diferentes espécies de peixes onde os filhotes encontram um ambiente preservado de ataques de predadores para alimentar-se. Apesar de estar no Mar de Fora, a presença de pedras permitiu que fosse formada uma piscina natural com águas calmas e ricas em alimento.

Esta praia fica na área do Parque Nacional Marinho, e a visitação e o banho na piscina natural são restritos, com o objetivo de preservação. São permitidas apenas 50 pessoas por dia, e a flutuação nesta praia é feita com a obrigatoriedade do uso de colete salva-vidas e agendamento prévio na sede da Econoronha, na Vila do Boldró. Os visitantes são orientados a não pisarem no chão durante a flutuação, nem tocar, perseguir ou encurralar os animais.

A entrada da trilha que leva até este ponto é na Vila do Trinta, onde há um ponto de controle do ICMBio - órgão federal responsável pela gestão do Parque - para informação prévia. O ingresso do Parque Nacional Marinho é necessário.

Não é mais necessário pagar guia para fazer a trilha que leva até à piscina. De lá sai uma outra trilha que leva a outras piscinas menos visitadas terminando na enseada das Caeiras. Neste caso o acompanhamento de um guia é obrigatório.

pedra da praia da atalaia

Vista da Piscina Natural da Atalaia

 

1 comentário

Deixe uma resposta