A praia mais bonita do Brasil

 

A praia do Sancho já foi considerada em vários rankings como a praia mais bonita do Brasil, também já foi listada em rankings das mais do mundo.

A baía em forma de ferradura, com uma falésia rochosa tem uma das águas mais transparentes de Noronha e bastante vida para ser visualizada no snorkel.

Na época das chuvas forma-se uma cachoeira nesta praia, o que aumenta ainda mais – se é que isso é possível – a sua beleza.

É uma das praias na área do Parque Nacional Marinho, ou seja, é necessário adquirir o ingresso para entrar. O PIC (Ponto de Informação e Controle) do Sancho/Golfinhos é uma estrutura do parque onde há chuveiro de água doce, banheiros, lanchonete, e aluguel de equipamentos.

Podem ser alugados coletes, máscara, snorkel e nadadeira; guarda-sol e cadeira de praia para levar até a areia da praia; cooler (isopor) com gelo, que sai grátis se houver um consumo mínimo. Há previsão de aluguel de bicicletas, ainda não disponível.

Do PIC saem as trilhas para a Praia do Sancho, o Mirante da Baía dos Porcos – com a vista mais conhecida dos Morro Dois Irmãos -, e a Baía dos Golfinhos. As trilhas são feitas em “madeira” de plástico reciclado, o que facilita a locomoção, mesmo para pessoas com mobilidade reduzida.

Para descer até a areia da Praia do Sancho, é preciso descer dois lances de escada em uma fenda na pedra, e depois mais uma longa escada de pedra. Na subida é cansativo, mas vale o esforço. Avalie se vale a pena alugar o guarda-sol e o cooler, já que terá que carregar por esta fenda.

A praia tem uma faixa de areia dourada, à esquerda uma sombra de árvore, e muita vida para ver de snorkel. Desde o mirante (antes da descida) é possível observar os cardumes de sardinha que se concentram na arrebentação. No extremo direto na praia há pedras onde a visibilidade pro snorkel diminui, mas as formações rochosas são interessantes.

Cuidado com as Mabuyas. São lagartixas pretas endêmicas da ilha que adora invadir as bolsas dos turistas buscando por comida. Mantenha a bolsa bem fechada ao se afastar, e não custa conferir se nenhuma conseguiu entrar.

1 comentário

Deixe uma resposta