Fazenda de Ostras em Florianópolis

5 passeios em Floripa para quem viaja com crianças

A Elisa é consultora em turismo, e com o marido e as duas filhas não perde uma oportunidade de viajar pelo Brasil e pelo mundo! Este é o primeiro de uma série de relatos que ela topou contar para nós, do Planejo Viajar! Com vocês: Elisa!

A ilha de Florianópolis, capital de Santa Catarina, encanta principalmente pela beleza de suas praias. Mas além das inúmeras praias, de mar forte ou nem tanto, de areia fofa ou durinha, de água gelada ou fresquinha, há outros passeios bacanas para fazer em Floripa… Com ou sem as crianças!

Aqui vão algumas sugestões de passeios em Floripa que são bacanas com ou sem as crianças:

 

Centro da Cidade

Praça XV de Novembro no Centro de Florianópolis

Passear no centro da cidade e ver a figueira centenária na Praça XV de Novembro. Diz a lenda que quem dá uma volta na árvore visita mais uma vez a cidade, duas voltas são para namorar e três para casar (Rs).

A partir da Praça XV, a pé, você pode conhecer a Catedral Metropolitana de Florianópolis e, passando pela Rua Felipe Schmidt, chegar ao Mercado Público para se deliciar com comidas típicas, comprar artesanato e apreciar a arquitetura luso-brasileira.

Mercado Público Municipal Florianópolis

Mercado Público Municipal - Centro de Florianópolis/SC

 

De qualquer bairro você tem a opção de utilizar o transporte público e, indo até o terminal urbano, no Centro, já estará bem perto da Praça XV.

Se for de carro, poderá estacionar nos locais indicados pela ”Zona Azul”. Há sempre funcionários da Prefeitura uniformizados cobrando o valor do estacionamento. Ou ainda os estacionamentos particulares. Reserve um período, manhã ou tarde.

 

Projeto TAMAR

Projeto TAMAR Florianópolis

Projeto TAMAR - Barra da Lagoa

Visitar o Projeto Tamar, na Barra da Lagoa. No Centro de Visitantes há um trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores.

O passeio rende um período e podemos observar as tartarugas nos tanques, tem espaço infantil, sala de vídeo e exposições, e até a loja do TAMAR. As crianças adoram! E os adultos também!!

 

Projeto LONTRA

Projeto Lontra Florianópolis

Projeto Lontra - Lagoa do Peri

Visitar o Projeto Lontra, instalado na sede do Instituto Ekko Brasil, na Lagoa do Peri.

O projeto tem como objetivo principal desenvolver estudos científicos sobre este animal e recebe turistas em duas modalidades: em visitas guiadas voltadas à educação ambiental e turismo de conservação, onde o turista pode participar como ecovoluntário.

 

Costa da Lagoa

Costa da Lagoa Florianópolis

Costa da Lagoa - Lagoa da Conceição

Passeio de barco para a Costa da Lagoa, na Lagoa da Conceição. Partindo da Ponte de Lagoa, os barcos saem em horários específicos. Mas também é possível fretar uma embarcação.

Reserve um dia ensolarado para fazer este passeio e curta pelo caminho uma vista linda, a ondulação da água, o azul do céu, as gaivotas, as montanhas verdes e suas casas meio escondidas…

Então, chegamos ao povoado da Costa da Lagoa, cujo acesso é feito de barco ou por uma trilha de cerca de uma hora em meio à mata atlântica. Crianças a partir de seis anos já conseguem fazer a trilha, as vezes com uma ajudinha dos adultos (Rs).

Lá, há pequenas paradas numeradas para os barcos, que funcionam como pontos de ônibus e dão acesso às casas dos moradores e aos restaurantes de comidas típicas deliciosos à beira da lagoa. Enquanto espera a comida chegar, tome um banho de lagoa… Imperdível!

 

Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha Florianópolis

Casas açorianas - Ribeirão da Ilha

Almoçar no Ribeirão da Ilha, ao sul de Florianópolis, que tempos atrás valia a visita pelo rico cenário de herança açoriana.

Atualmente, é onde fica o maior pólo de cultivo de ostras, e que transformou o lugar em um centro gastronômico. Diz que ”aqui se cria, aqui se prova”.

Fazenda de Ostras em Florianópolis

Fazenda de ostras - Ribeirão da Ilha

 

Elisa e sua família

"EMANAR é a junção abreviada dos nossos nomes… Elisa, Marina, Natália e Roberto"

Bom, esses são nossos passeios em Floripa favoritos, já fizemos mais de uma vez, com e sem as crianças! E podem ser feitos em qualquer estação do ano.

E aí, quando você vem?

A Elisa conta esta e outras histórias de suas viagens no site Emanar por aí. E também vai seguir mandando relatos com estas fotos lindas para os leitores do Planejo Viajar.

 

E você? Quando nos envia a sua história?