Ceará

O que fazer em Jericoacoara?

Jericoacoara é a última parada na Rota das Emoções, que passa antes pelos Lençóis Maranhenses e pelo Delta do Paraníba.

É um parque nacional desde 2002, criado para proteger os ecossistemas costeiros. Em sua paisagem há mangues, dunas, e formações rochosas, algumas bem conhecidas como a Pedra Furada. Na vila de Jericoacoara apenas circulam os buggys autorizados. Os carros de passeio ficam em um estacionamento do lado de fora. Como em outras praias do nordeste, o transito de carros sobre as dunas foi proibido para preserva-las.

Em Jericoacoara há uma série de opções de lazer. E como a vila é bem pequena, o carro nem faz falta!

Passeios

Os principais passeios são para os lados esquerdo e direito da vila. Para o lado esquerdo está a lagoa de Tatajuba, o viveiro dos cavalos marinhos, mangues secos, e etc. Para o lado direito está a árvore da preguiça, e outras lagoas Azul e Paraíso. Em todas essas lagoas pode-se curtir uma rede dentro da água, que já se tornou símbolo da “vida dura” de Jericoacoara, além de outras opções como caiaque, snorkel, etc.

árvore da preguiça Jericoacoara

Árvore da Preguiça – foto @mauromanx

 

lagoa paraíso

Lagoa Paraíso

A praia principal da vila é onde no fim da tarde na maré cheia dezenas de pessoas ficam praticando esportes aquáticos. Há lojas esportivas que oferecem aulas e alugueis de equipamentos de surfe, windsurfe, kite surfe, SUP.

Jericoacoara

Jericoacoara

Foto – @mauromanx

A aula de surfe pode ser feita em 3 horas, a de windsurfe toma 3 dias. Se for ficar esse tempo na vila vale a pena. Também pode tentar alugar os equipamentos sem aula, no caso de surfe e SUP, mas dependendo do seu nível de iniciante aproveitará bem menos.

A famosa Pedra Furada pode ser visitada fazendo uma caminhada de uma hora pelas praias à direita da praia principal, passando por algumas pedras quando a maré está baixa. Também são oferecidos passeios de cavalo para lá. Não há barracas de praia ou sombra na praia da pedra furada, apenas alguns vendedores de bebidas.

pedra furada Jericoacoara

Pedra Furada em Jericoacoara. Foto – @mauromanx

No fim da tarde o point é a Duna do Por do Sol, onde ele se põe no mar colorindo o céu sob aplausos dos expectadores. Esta duna fica na continuação da praia principal, de muito fácil acesso. A caminhada para subir a duna também não apresenta dificuldades.

Duna do Por do Sol Jericoacoara

Duna do Por do Sol Jericoacoara

 

Restaurantes e Hospedagem

Jericoacoara

Foto – @mauromanx

À noite há movimento em todos as ruazinhas da vila, com restaurantes e bares. No trecho da rua do forró mais próximo à praia ficam as barraquinhas de bebida vendendo caipirinhas e outros drinks. Há também a Padaria Santo Antônio que abre apenas de madrugada.

Jericoacoara tem uma série de restaurantes do nível das principais capitais brasileiras, com gastronomia internacional e cartas de vinhos variadas.

Tenho duas sugestões: a barraca de praia Club Ventos é a melhor! Espreguiçadeiras em frente ao mar e ao por do sol, preços justos, atendimento super personalizado. Nesta barraca também há o aluguel e aulas para os esportes aquáticos.

A outra sugestão é a pizza do Restaurante Tamarindo, que serve a pizza em massa folha, com recheios diferenciados. Muito gostosa! Acabei entrando nesse restaurante pela ambientação. É um pátio sob uma árvore, com meia luz. Parecia o clima de um luau na praia. Atendimento impecável!

Pousada Azul. Foto @mauromanx

Pousada Azul. Foto @mauromanx

Em relação à hospedagem, Jericoacoara tem várias opções. Eu fiquei na Pousada Azul, que fica bem próxima ao centro da vila, mas afastada o suficiente para que o movimento à noite não incomode. A decoração é super fofinha, tem piscina, café da manhã completo e bom atendimento. Pagamos menos de R$100 a diária para duas pessoas.

 

Aliás, acho que fomos bem atendidos em todos os locais em Jericoacoara! Ficou aquele gostinho de quero-voltar-logo!

Padrão

2 comentários em “O que fazer em Jericoacoara?

  1. Pingback: O que fazer em Jericoacoara - Planejo Viajar

  2. Pingback: Ceará: dois dias em Jericoacoara - Planejo Viajar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *