Argentina, Buenos Aires

Um passeio diferente em Buenos Aires: a segunda livraria mais bonita do mundo!

Da última vez que fui a Buenos Aires, com a minha irmã, uma das meninas que conhecemos nos deu essa dica de ir conhecer a segunda livraria mais bonita do mundo. Engraçado esse título, ainda mais para nós brasileiros que não valorizamos nada depois do primeiro lugar. Mas vamos lá, deve valer a visita.

A livraria faz parte da rede El Ateneo que tem outras lojas na capital e em outras cidades do país, e foi montada no prédio do antigo Teatro Grand Splendid na Avenida Santa Fé, 1860.

 

As cadeiras da plateia e dos camarotes foram substituídas por prateleiras com livros clássicos, lançamentos e livros técnicos de vários temas. Inclusive a filial Grand Splendid é a maior da rede, com 120.000 títulos. Onde um dia foi o palco que recebeu espetáculos de tango com nomes como Carlos Gardel, hoje abriga um café com música ao vivo e espaço para leitura das obras.

 

DSC04234

O prédio, além de teatro, também foi a sede da rádio Splendid, e um cinema onde foi exibido o primeiro filme com som na capital argentina. Com o passar do tempo, e a inauguração dos complexos de cinema na cidade, a sala foi perdendo importância. Então, no ano 2000, a rede de livrarias El Ateneo alugou o prédio para abrir uma de suas filiais.

Hoje a livraria é muito mais que um ponto comercial em Buenos Aires, é um atrativo turístico que recebe a visita de cerca de 3000 pessoas por dia, entre turistas e moradores. A iniciativa é uma forma criativa e viável de manutenção do patrimônio histórico da cidade. O título de “segunda livraria mais bonita do mundo” foi concedido pelo periódico britânico The Guardian, em 2008.

DSC04246

DSC04260

O Primeiro Lugar

Não pude conter a curiosidade sobre a livraria que tirou o primeiro lugar. Ela se chama Boekhandel Selexyz Dominicanen e fica na cidade de Maastricht na Holanda. Foi construída no prédio de uma antiga igreja Dominicana de 800 anos. Realmente linda! Veja fotos neste site

Padrão

3 comentários em “Um passeio diferente em Buenos Aires: a segunda livraria mais bonita do mundo!

  1. Pingback: Como visitar as vinícolas de Mendoza sem gastar muito | PlanejoViajar

  2. Pingback: 7 motivos para conhecer Mendoza | PlanejoViajar

  3. Pingback: 14 dicas de viagem para Buenos Aires - Planejo Viajar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *