Às vezes eu tenho a sensação de que Paris já foi tão visitada e tão comentada nos textos sobre viagem que não se tem mais nada a dizer. Mas se eu puder dar uma dica sobre Paris, é essa: visite Paris na primavera!
Eu só fui uma vez, e Paris com certeza é linda em qualquer estação. Contudo, a primavera é especial porque os franceses tem essa mania de jardins. Aonde você vai, seja um museu, uma praça, um prédio público qualquer, o jardim é sempre um espetáculo a parte.
Você provavelmente já escutou que o melhor do Palácio de Versailles é o jardim. Quando ouvi isso me recusei a acreditar. Como um jardim pode ser mais interessante do que o Palácio extravagante e cheio de história do Luís XIV? Mas sim, consegue ser!
O jardim é imenso, cheio de jardins secretos – que só abrem para visitação nos fins de semana – com opções de aluguel de carrinhos elétricos ou bicicletas para o percorrer. E vale a pena pois, mesmo que goste caminhar, poderá aproveitar mais com um desses veículos.
Visão do lago principal do jardim do Palácio de Versailles
A casa do pintor impressionista Claude Monet também ganha um significado especial nesta estação, quando as diversas cores do jardim te transportam para os cenários de suas pinturas mais conhecidas.
Casa do pintor Claude Monet, em Giverny a 75 km de Paris
Fora isso, o clima não está tão frio e ainda é agradável andar na rua, e não está tudo tão cheio e caro quanto no verão.
Mais fotos do Jardim de Versailles
Casa Claude Monet em Giverny
Jardim do Museu Rodin
Jardim de Tuilerries (em frente ao Museu do Louvre)