Fui para Medellín, na Colômbia, sem muitas referências para além da Praça Botero, e do metrô. Engraçado que todo mundo que eu já conheci de lá cita o metrô! (É o único do país)
Quem me deu a dica desta região da cidade foi um amigo de Medellín que eu conheci em San Andrés, e disse que era o melhor da cidade. Em volta da estação Universidad estão concentrados o Parque Explora, o Planetário, o Jardim Botânico, o Parque de los Deseos, e ainda o campus da Universidade de Antioquia.
Para conhecer todos provavelmente você precisará de mais de um dia, mas quem sabe em uma visita rápida a cada um deles conseguiria percorrer tudo?
O Parque Explora é um Parque/Museu interativo voltado à divulgação da ciência e da tecnologia. É uma atração interessante para crianças, mas que também encanta os mais crescidinhos. Tem um aquário com espécies de várias partes do planeta, cinema 3D, e sala de exposições temporárias. A lojinha de lá tem uns souvenires diferentes e interessantes, embora eu tenha achado caro. Quando eu fui lá (janeiro de 2013) estava tendo uma ótima exposição de Charles Darwin!
Se tiver tempo vale a pena dedicar umas 5h para conhecer todos os setores, pegar alguma das sessões do cinema 3D – que precisa de reserva.
Do lado de fora
Ainda ligado ao Parque Explora, mas do outro lado da rua está o Planetário de Medellín, que além das salas de projeção tem espaços para oficinas, conferências e grupos de estudo. As exibições do Planetário acontecem a cada hora, e no site tem a programação das demais atividades para organizar sua visita.
O Parque dos Desejos localizado no mesmo quarteirão do Planetário é muito confortável para descansar num fim de tarde, com instalações bem inusitadas para a diversão das crianças. Também há opções de restaurantes para almoçar.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Medellín é muito bem conservado, com entrada gratuita. Conta com biblioteca especializada, trilha por um bosque tropical, loja de mudas, café em forma de vagão de trem, restaurante, e um orquidário super charmoso onde ocorrem vários eventos da cidade. Programe-se porque o Jardim Botânico fecha às 17h.
Além desses lugares, se ainda sobrar tempo pode fazer uma caminhada pelo campus da Universidade.
Os horários de funcionamento estão nos links de cada atração, e chegar lá é fácil, é só descer na estação Universidad do famoso Metrô de Medellín. Aproveite!
Leia mais sobre a Colômbia:
Parque Nacional Tayrona em Santa Marta – minha experiência
Pingback: Parque Nacional Tayrona em Santa Marta – minha experiência | planejoviajar
Pingback: Cartagena, Gabriel Garcia Marquez, paixões e saudade… | planejoviajar
Pingback: Dicas para visitar San Andrés – Colômbia | planejoviajar
Pingback: O que fazer em San Andrés? | planejoviajar