Notícias, Palpitando

Brasileiros fazem mais viagens aéreas

Pesquisa do TripAdvisor revela que 54% dos brasileiros farão uma ou duas viagens aéreas internacionais este ano, 13% a mais do que em 2014 – 31% farão de três a quatro viagens no Brasil. O estudo mostra que, apesar da crise, os brasileiros não estão abrindo mão do sonho de viajar a passeio ou estão se deslocando mais a trabalho. Para a maioria,  o custo da viagem é determinante na hora de optar por um destino. Por outro lado, menos da metade, 40%, pesquisam em sites antes de se decidir.

Viagens aéreas pelo Brasil

Nunca antes neste país se viu tantas promoções de passagens aéreas, inclusive de companhias internacionais. Elas tentam, de todas as formas, atrair o consumidor. Associações de operadores e agentes de viagem, no entanto, dizem que, por conta da valorização do dólar, os brasileiros estão desistindo de destinos internacionais e optando pelo Brasil.

O mercado interno de hospedagem, percebendo isso, tende a subir os preços. Quem está procurando lugar para passar as festas de fim de ano já está sentindo esta realidade na pele.

Uma leitora, que sempre viaja com o marido e não se considera “mão fechada”, contou ao Planejo Viajar estar achando tudo caríssimo e fora de proporção no custo-benefício. Ela me contactou para pedir opinião sobre um hotel em uma pequena cidade de Minas Gerais. Pelo menos este casal decidiu não ir muito longe ou continuar pesquisando, mas para outros países da América Latina.

O custo é determinante

O custo da viagem é o que mais pesa na hora de decidir, para 81% dos entrevistados pelo Trip Advisor, na pesquisa denominada Air Travel Survey. A possibilidade de fazer voos diretos é, para 74% dos pesquisados, outro fator de escolha, seguido da facilidade de reservar on-line (74%) e mais opções de voos (67%).

TAM_A320_tarmac

A TAM é a companhia preferida, entre os brasileiros pesquisados pelo Trip Advisor (Foto: en.wikipedia.org)

Companhias aéreas

Entre as companhias nacionais, a TAM aparece em primeiro lugar na preferência dos brasileiros, seguida da Azul. A Gol só aparece em quarto lugar, depois da Air France. A Avianca fica em quinto, seguida da American Airlines, Emirates, KLM, Lufthansa e British Airways.

Outro resultado que chama a atenção é o que demonstra que o brasileiro ainda pode ficar mais consciente e independente na hora de optar por um destino ou tipo de viagem. Menos da metade, ou 40% deles, pesquisam em até três sites. Para voos internacionais, as reservas são feitas com quatro meses ou mais de antecedência, segundo 42% dos brasileiros.

A gente sabe que quanto mais cedo começar a pesquisar voos para um determinado destino internacional, mais chance há de conseguir bons preços. Os sites de busca e comparação de passagens são muito úteis. Mas o legal é, achado o melhor preço neles, pesquisar também na companhia aérea.

Caso você encontre na companhia aérea o mesmo voo, porém mais barato, se livra da taxa pelo serviço cobrada pelos sites de pesquisa. Esta taxa só aparece na hora que você finaliza a compra. É preciso ficar bem atento com isso.

 

Padrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *