Carros elétricos, patinetes elétricos, pessoas elétricas. Eu também sou elétrica. Todos os bancos da cidade estão ocupados. Os que estão ao sol, não. Mas alguns, sim. Quem são os espanhóis, como são os espanhóis? Desde que cheguei à Espanha, não conheci nenhum!
Eu achei que a Espanha era feita de Flamenco, de Paella e de cidades amarelas. Mas ela é feita de ligações de trabalho, de TO DO LISTs, e de manhã preguiçosas. Em meu ouvido soa música local, como uma tentativa desesperada de que Sevilha se pareça a Sevilha. Mas ela apenas é.
Estou brincando de decorar as ruas pequenas, amanhã começo com as grandes. Só escuto o silêncio e quando tento escutar outra coisa, escuto os carros que não são elétricos, mas eles não têm importância.Os museus de Sevilha são baratos. Outro dia o Museu de Belas Artes nem me cobrou os 2 euros da entrada. Mas eu gosto mais de arte moderna. Ele disse que é arte preguiçosa, e eu estou com preguiça de ter esta conversa novamente. A Arte Moderna fica do outro lado do rio.
Vamos cruzar o rio de Sevilha comigo? As cidades que têm rio são mais bonitas, e todas as cidades têm rio, mas a minha não.
Guerrilla Girls
Levei meu trabalho para o museu este fim de tarde. Entrei às 19h, hora em que a entrada é grátis, e minha planilha financeira gritou “É isso aí, garota!” de dentro do meu celular.
“Nosotras, de nuevo”, punk rock de uma banda feminina que eu não conheço e na sala seguinte as Guerrilla Girls, de novo. Elas também estavam em Barcelona.
É um grupo de artistas e ativistas anônimas que fazem intervenções, exposições denunciando com humor e criatividade o machismo, racismo e a corrupção no mundo da arte. Elas criticam os museus em suas próprias galerias. Sempre usam máscaras de gorilas em público, segundo o site para que o foco esteja no conteúdo e não em suas identidades.
Na sala contígua, uma instalação em vídeo sobre a ilha de Lesbos na Grécia. Um rapaz e uma garota, provavelmente árabes, cantam provavelmente em árabe uma música sobre a Guerrilha. “Guerrila, Guerrila, você é a esperança do mundo!”. Estarão conectadas? Em mim estão.
Serviço
O Centro Andaluz de Arte Contemporâneo abre de terça a domingo. Entre Terça e Sexta-feira, a partir das 19h é grátis, e só é permitida a entrada até às 20h30.
Fica no prédio do Monastério de la Cartuja de Santa Maria de las Cuevas, na margem direita do Rio Guadalquivir, em Sevilha. O prédio tem mais de 600 anos.
As Setas de Sevilha são uma estrutura de madeira na praça da Encarnación, no centro histórico de Sevilha. Há um Museu Arqueológico no subterrâneo e um mirante no último andar, para os quais se cobram ingressos. A visita da Plaza Mayor, que é a perspectiva da foto destacada, não tem custo.