Um Jardim Botânico e Museu de Arte Contemporânea ao ar livre. Bem pertinho de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho está o Inhotim!
O Inhotim foi idealizado nos anos 80, mas foi aberto à visitação só no século XXI. Continuamente novas galerias e novas instalações permanentes e temporárias são inauguradas. O centro mantém programas culturais com o envolvimento da comunidade de Brumadinho.
São realizados eventos de música, teatro, palestras e festas particulares nas instalações, mediante reserva.
Em quase 100 hectares de área aberta à visitação, o Jardim Botânico conta com mais 4200 espécies de plantas de diversas regiões do planeta; e o Museu de Arte Contemporânea com obras de dezenas de artistas nacionais e estrangeiros.
Não sei se o melhor são os jardins com lagos que espelham as galerias, a arquitetura, as obras de arte, o prazer da caminhada.
*Fotos dos seguintes usuários do Flickr
Dicas de visitação
– Reserve bastante tempo para a visita. Na verdade, para conhecer o parque são necessários dois dias. Mesmo que fique apenas um, se organize para chegar cedo e ir embora apenas no fim do dia.
– Se a idéia for visitar em dois dias, existem ingressos com desconto na bilheteria, e talvez compense pernoitar em Brumadinho.
– Vá com roupas e sapatos confortáveis. Caminha-se muito e há instalações com colchonetes, redes de dormir, almofadas fofas, e você voltará à sua infância. Algumas galerias exigem a retirada dos sapatos antes de entrar, então prefira sapatos fáceis de tirar e calçar.
– Se for um dia quente, leve roupa de banho. Algumas instalações permitem que você entre na água.
– A visita guiada pode ser interessante para ter mais informações sobre os artistas, como as obras foram pensadas e executadas, e as particularidades das espécies vegetais.
– É possível alugar um carrinho elétrico para a visita, por um valor adicional.
– Abra seu coração para a Arte Contemporânea. Não é verdade que ela não pode ser chamada de arte, ou que seja de menor qualidade do que se fazia antigamente. Lembre-se que toda obra de arte enfrentou o estranhamento de seus contemporâneos. A diferença é que as de hoje ainda não passaram pelo crivo do tempo!