Cusco e Machu Picchu ficam no Vale Sagrado dos Incas. Eles chegaram a esta região seguindo uma lenda que dizia que deveriam fincar um bastão de ouro em todos os lugares que visitassem, e deveriam ficar onde o bastão afundasse no solo.
O Vale Sagrado era o centro do Império Inca, o chamado Tahauntisuyo. Tudo o que você visitar na região de Cusco está dentro do Vale Sagrado.
O que as agências em geral chamam de passeio ao Vale Sagrado é um tour que leva às cidades de Pisac, Ollamtaytambo e Chichero. Além dessas paradas, também levam os turistas para conhecer alguns centro de artesanato, e restaurantes turísticos para o almoço.
Continue lendo para entender cada parada deste passeio.
Pisac
Em Pisac as ruínas ficam afastadas da cidade. É possível ver os longos terraços onde eram cultivados os mantimentos para os moradores. No alto da montanha estão as urnas funerárias, um “cemitério” do tempo dos Incas.
Durante o passeio do Vale Sagrado o grupo tem uma explicação sobre as ruínas e alguns minutos para caminhar livremente entre as ruas e casinhas de pedra.
Algumas agências levam os turistas para conhecer a fábrica de jóias em prata que fica em Pisac. Os itens são de boa qualidade com preços bem competitivos.
Ollamtaytambo
Em Ollamtaytambo as ruínas ficam na própria cidade. A três quadras do centro da cidade está a entrada para as ruínas de Ollamtaytambo. A cidade é considerada a única cidade inca ainda viva. O que está cercado e considerado sítio arqueológico é o que constumava ser a parte nobre da cidade. Onde estavam os principais templos e a moradia dos nobres.
Para chegar ao topo há uma longa escadaria. Com paciência, fazendo pausas no meio do caminho é possível chegar. Crianças e idosos conseguem subir. A arquitetura mais fina está no templo ao Deus Sol, um paredão de seis pedras gigantescas encaixadas e ao ar livre. Se é um templo ao Sol, é compreensível que seja ao ar livre.
Chinchero
Chichero é ainda mais alto do que Cusco. A vila combina as ruínas com uma igreja, construída por cima do que antes era um templo Inca. De lá tem-se uma vista panorâmica das montanhas e do Vale Sagrado. O pico Salkantay é visto dali.
Nos domingo há um famoso mercado de artesanatos e comidas.
Vale Sagrado + Machu Picchu
Muitas agências vendem o passeio Vale Sagrado com Machu Picchu, de dois dias e uma noite. Esse passeio consiste em o passeio do Vale Sagrado, em geral sem Chichero, onde os turistas pegam o trem para Machu Picchu em Ollamtaytambo.
Se você quiser conhecer Chichero, dependendo do horário do seu trem, você pode seguir com o grupo e voltar para Ollamtaytambo em taxi, ou pedir ao Guia para incluir Chichero em algum outro passeio que você fizer, como o Tour Maras e Moray, por exemplo. Se tiver tempo pode ir para Chichero no domingo e conhecer o mercado.
Olá Ana, estava pensando em seguir para Águas Callientes de Ollahntaytambo mesmo, mas não queria perder Chinchero. É fácil encontrar lugares que aceitam incluir Chinchero a Maras y Moray? O que me recomenda? Chinchero vale a pena?
Oi Pamela! Você pode ir até chinchero com o seu passeio e depois contratar um taxi para voltar a Ollamtaytambo. E sim, também é fácil encontrar agencias que incluam chinchero. Abraço! Boa viagem!
Olá, estou pensando em fazer o passeio para o vale sagrado e pegar o trem para Machu Picchu em Ollamtaytambo, só que como fica a questão da mochila? teria que fazer o passeio inteiro do vale sagrado com o mochilão nas costas? você acha que ficaria cansativo? ou teria um lugar para deixar o mochilão guardado e só pegar quando fosse para o trem?
Oi Igor! Os hoteis e hostels em Cuzco estão acostumados com esta situação e guardam sua mochila para você. Leva uma mochila menor ou uma bolsa para levar uma muda de roupa neste dia que for para Machu Picchu! Abraço! Boa viagem!