México

O outro lado do México: a costa do pacífico (Oaxaca)

Como se não bastasse a “boniteza” das praias azuis turquesa da costa caribe do México, o país ainda foi contemplado com uma longa costa voltada para o Oceano Pacífico.

A Costa Oeste é gigante e tem opções para todos os gostos e bolsos. Ao norte está o estado de Baja Califórnia com grandes hotéis luxuosos. Puerto Vallarta e a costa de Nayarit com charmosinhas vilas. A famosa Acapulco de um dos melhores episódios do seriado Chaves também fica desde lado.

Durante minha recente viagem ao México eu visitei algumas localidades na costa do estado de Oaxaca, um pouco mais ao sul. Ainda que não tivesse costa, Oaxaca já seria um dos estados mais bacanas do México.

A capital vale uma visita pelo seu conjunto arquitetênico, aquele clima de cidade do interior, a arte e a gastronomia. A costa é marcada pelos desfiladeiros a beira mar e pelas ondas próprias para o surfe.IMG_2156 pp

Mazunte

Puerto Escondido

Puerto Escondido é o principal point dos surfistas mexicanos, e onde os turistas podem aprender o esporte. Há praias com ondas de diferentes tamanhos.

A praia de Zicatela é onde tem algumas das maiores ondas – eu só de ficar sentada de frente para a praia já fiquei com medo; entrar: nem pensar! É aqui também que estão os bares onde há movimento a noite.

A praia Carrizalillo é ideal para as aulas de surfe por ter ondas mais moderadas. Para chegar até ela é preciso descer uma longa escada, com uma bela vista do topo. O difícil é subir depois…

vista mirante puerto escondido pp

Fim de tarde em Carrizalillo

Puerto Escondido é onde vai encontrar jovens, badalação, hostels, etc. A desvantagem é que as praias ficam meio longe umas das outras e talvez você tenha que pegar taxi para visitá-las. Pelo menos as corridas não são tão caras.

Huatulco

Em Huatulco as nove baías podem ser visitadas em um passeio de barco saindo do porto da praia de Santa Cruz, a praia mais central. Justamente por serem baías, quase todas as praias de Huatulco tem águas bem tranquilas.

Se não quiser pegar o passeio de barco, pegue um taxi até a praia da Entrega e peça ao motorista para parar no mirante para tirar fotos.

Mirante em Huatulco

Mirante em Huatulco

Sim, em Huatulco também é difícil pegar ônibus, mas é fácil encontrar taxis fazendo lotação. Eles chamam de colectivo. O motorista fica esperando juntar cinco pessoas que vão na mesma direção, e cobram o preço do ônibus.

Outra desvantagem, se seu esquema é mochileiro, é que não há hostels na cidade.

Mazunte

Mazunte está entre Huatulco e Puerto Escondido. Para chegar até lá, peguei um ônibus até o trevo para Mazunte, e do trevo em diante peguei um taxi. Mas foi bem fácil, perto e barato.

Esta vilazinha é bem pequena, com águas agitadas também para a prática de surfe, e morros na beira da praia formando belos mirantes. Inclusive há pousadinhas nesses morros onde você pode dormir e acordar com uma bela vista do mar.

IMG_2185 pp

Orla Mazunte

Há dois hostels: a Pousada do Arquiteto e o La Isla. Ambos tem quartos coletivos e privados, e espaço para montar barracas. Na do Arquiteto, também tem um restaurante que um ponto de encontro. Alguns dias da semana eles fazem exibição de filmes a noite. Eu fiquei hospedada no La Isla, que é todo feito em madeira, e tem uma decoração super linda!

Foto: facebook Hostal La Isla

Foto: facebook Hostal La Isla

É um bom lugar para descansar e curtir o dolce far niente.

Zipolite

A apenas poucos quilômetros, tem a mesma proposta de Mazunte. Também é pequena, com uma longa praia de ondas grandes e nervosas (embora dê medo é lindo de ver), barzinhos à beira mar. E o mais bacana em Zipolite é que você pode ficar hospedado em uma cabana privativa de frente para o mar, só ter o trabalho de descer a escada. E o melhor é que pelo preço de uma diária de hostel ficam hospedadas até duas pessoas!

Cabanas em Zipolite

Cabanas em Zipolite

Orla de Zipolite

Orla de Zipolite

E para completar as cabanas tem as fachadas todas desenhadas, bem ao estilo mexicano de pintar todas as paredes!

Cheguei lá em uma jardineira partindo de Mazunte.

****

Nota 1: Em Oaxaca não deixe de provar as Tlayudas. Também chamadas de pizzas oaxaqueñas, são feitas com uma tortilha grande tostada e crocante, recheada de feijão, guacamole, tomate, queijo oaxaca e a opção de carne que você escolher. Podem ser servidas dobradas como um taco gigante ou abertas como uma pizza. Viciei!

Nota 2: Eu fui roubada em Puerto Escondido. A história foi que eu estava em uma dessas festas de bares na praia de Zicatela. Me distraí poucos instantes da minha bolsa enquanto cumprimentava uns colegas do hostel, e quando percebi tinham aberto a minha bolsa e levado o celular, a camera e minha carteira. Provavelmente alguém que estava na festa. Perdi várias fotos da viagem…

Padrão

2 comentários em “O outro lado do México: a costa do pacífico (Oaxaca)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *